Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21550
Título: | Acessibilidade física nas escolas públicas. Um problema de gestão? |
Autor(es): | Almeida, Ivonete Maria da Silva |
Orientador(es): | Lima, Isaura Alberton de |
Palavras-chave: | Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade Projeto de acessibilidade Escolas públicas People with disabilities - Orientation and mobility Barrier-free design Public schools |
Data do documento: | 18-Dez-2012 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ALMEIDA, Ivonete Maria da Silva. Acessibilidade física nas escolas públicas. Um problema de gestão? 2012. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. |
Resumo: | Sabe-se que é difícil ter um padrão de acessibilidade correto em todos os locais de acesso da população. Observamos que nas escolas públicas ao acesso é ainda mais deficitário e está longe de uma solução por parte das autoridades. O projeto de inclusão mencionado na Constituição Federal de 1988 se estabelece a partir de ações do Poder Público com o intuito de assegurar a educação para todos em sua forma mais ampla, ou seja, o acesso e a permanência no ensino obrigatório, gratuito e de boa qualidade. A finalidade deste trabalho consiste em verificar as questões de acessibilidade presente nas escolas públicas municipais de ensino fundamental de 1º a 5º ano do município de Telêmaco Borba. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica sobre a legislação e normas vigentes da ABNT NBR9050, questionário e registro de fotos realizadas nas escolas públicas municipais em que as adaptações arquitetônicas foram realizadas e das escolas onde não ocorreu nenhum tipo de adaptação, necessárias à inclusão do deficiente físico e de pessoas com mobilidade reduzida. Pode-se concluir que as escolas públicas precisam de investimentos urgentes para que possam se adequar às normas exigidas, uma vez que das 23 instituições avaliadas, 22 delas estão longe do padrão exigido, algumas adaptações foram realizadas como rampas de acesso, bebedouros e corrimãos. Somente uma escola está adaptada de maneira exigida pelas normas da ABNT, porém nesta escola ainda falta a sinalização adequada. |
Abstract: | It is known that it is difficult to have a standard of acessibility correct in all places of public acess. We found that acces in public schools is even more deficient and is far from solution by the authorities. The inclusion project mentioned the 1988 Federal Constitution establishes itself from the actions of the Government in order to ensure education for all in its broadest form, ie. To enter and remain in compulsory education, free and good quality. The purpose of this work is to verify accessibility issues present in the public schools of elementary school from 1st to 5th year of Telêmaco Borba. The methodology used was a qualitativa approach through a literature review on the law and rules of ABNT NBR9050, questionnaire and record photographs taken in public schools in that adjustments were made architectural and schools where there was any adjustment necessary the inclusion of physically disabled persons and persons with reduced mobility. It can be concluded that public schools need urgent investments so they can fit the standards required, since the 23 institutions evaluated, 22 of them are away from the required standard, some adjustments were made as ramps, handrails and troughs. Only one school is adapted from the way required by ABNT, but this school still lacks the appropriate signage. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21550 |
Aparece nas coleções: | CT - Gestão Pública Municipal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_GPM_II_2012_33.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.