Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, David Rangel de
dc.date.accessioned2020-11-24T17:52:30Z-
dc.date.available2020-11-24T17:52:30Z-
dc.date.issued2018-08-08
dc.identifier.citationSOUZA, David Rangel de. A gestão das escolas de ensino médio integral da diretoria de ensino de São José dos Campos: uma análise após a implementação do programa de ensino integral. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21386-
dc.description.abstractThis research presents its focus on the model of integral education, employed in the state schools of the State of São Paulo from the year 2012. The Integral Education Program aims at the formation of the individual to the exercise of citizenship, having as a great differential the Juvenile Protagonism as one of the educational principles. The study was based on the analyzes of the Management Model of the Integral Education Program, the Resolutions prepared for the Program and the results obtained by the school units through the School Performance Evaluation System of the State of São Paulo - Saresp, in which the school units considerable progress since its implementation. The study showed an increase of up to 20% in the Saresp index in the year following the inclusion of the school in the Program. It was also evidenced the work of the School Manager, in this case the School Director himself and his management team, who through management tools such as the PDCA and the Management Model developed for the Program, improve the practices and help in reaching the indexes obtained.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectSchool management and organizationpt_BR
dc.titleA gestão das escolas de ensino médio integral da diretoria de ensino de São José dos Campos: uma análise após a implementação do programa de ensino integralpt_BR
dc.title.alternativeThe management of high schools integral of the board of education of São José dos Campos: an analysis after the implementation of the integral education programpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como seu foco o modelo de ensino integral, empregado nas escolas estaduais do Estado de São Paulo a partir do ano de 2012. O Programa Ensino Integral visa a formação do indivíduo para o exercício da cidadania, tendo como grande diferencial o Protagonismo Juvenil como um dos princípios educativos. O estudo foi baseado nas análises do Modelo de Gestão do Programa Ensino Integral, Resoluções elaboradas para o Programa e nos resultados obtidos pelas unidades escolares por meio do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – Saresp, no qual, as unidades escolares registraram avanços consideráveis a partir de sua implantação. Com o estudo foi evidenciado um aumento de até 20% no índice Saresp no ano seguinte a inclusão da escola no Programa. Foi evidenciado também o trabalho do Gestor Escolar, no caso o próprio Diretor da escola e sua equipe gestora, que por meio de ferramentas de gestão como o PDCA e o Modelo de Gestão desenvolvido para o Programa, que aprimoram as práticas e auxiliam no alcance dos índices obtidos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Pezarico, Giovanna
dc.contributor.referee1Catapan, Anderson
dc.contributor.referee2Pezarico, Giovanna
dc.contributor.referee3Duenhas, Rogerio Alon
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Pública Municipalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPMS_VI_2018_11.pdf745,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.