Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21370
Título: | Inclusão escolar: o desafio para uma educação inclusiva no Instituto Federal de São Paulo: Campus Jacareí |
Autor(es): | Cândido, Maria Lúcia |
Orientador(es): | Lima, Isaura Alberton de |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Deficientes - Orientação profissional Inclusão escolar Inclusive education People with disabilities - Vocational guidance Mainstreaming in education |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | CÂNDIDO, Maria Lúcia. Inclusão escolar: o desafio para uma educação inclusiva no Instituto Federal de São Paulo: Campus Jacareí. 2014. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, São José dos Campos, 2014. |
Resumo: | A Educação Inclusiva foi desenvolvida nos meados da década de 70, envolvendo muito além das pessoas com deficiência, também a família, a sociedade como um todo e a escola, sendo portanto um grande desafio social, principalmente para as instituições de ensino. O foco do presente estudo está em identificar desafios e possibilidades com relação à inclusão de alunos com necessidades específicas nos cursos de formação inicial e continuada, de nível técnico e tecnológico, no Campus Jacareí, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Desta forma buscou-se avaliar o processo da inserção desses alunos no contexto educativo. Trata-se de um estudo de caso, uma análise qualitativa de cunho exploratório, baseada na pesquisa bibliográfica para identificar leis e documentos sobre o processo de inclusão na unidade citada. Uma vez que o esperado das instituições de ensino é a inclusão, tendo em vista a missão do IFSP, o Campus Jacareí, tem se mostrado em consonância com esta demanda, tanto nos ideais, quanto nas medidas efetivas, mesmo estando em fase de implantação e com pouco tempo de funcionamento, colocou-se na direção certa. |
Abstract: | Inclusive Education was developed in the mid-70, involving far beyond people with disabilities, also the family, society as a whole and the school, so it is a great social challenge, especially for educational institutions. The focus of this study is to identify challenges and opportunities with respect to the inclusion of students with special needs in initial and continuing education courses, technical and technological level, Campus Jacarei, the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP). In this way it was intended to evaluate the process of integration of these students in the educational context. This is a case study, a qualitative analysis of exploratory, based on literature search to identify laws and documents on the process of inclusion in the said unit. Once the expected educational institutions is the inclusion, with a view to mission IFSP, the Campus Jacarei, has proved in line with this demand, both in the ideals, as the effective measures, despite being under implementation and with little operating time, was placed in the right direction. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21370 |
Aparece nas coleções: | CT - Gestão Pública Municipal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_GPM_2013_18.pdf | 62,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.