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dc.creatorChudrik, André
dc.date.accessioned2020-11-24T17:47:22Z-
dc.date.available2020-11-24T17:47:22Z-
dc.date.issued2013-11-28
dc.identifier.citationCHUDRIK, André. Planejamento e aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola em uma instituição municipal de tempo integral em Telêmaco Borba. 2013. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21299-
dc.description.abstractThis research investigates the planning and implementation process of the program resources Money Direct to School (PDDE), in a full-time municipal school in Telêmaco Borba city. The descriptive nature of the research is bases on literature review and on educational manager’s interview. The research is guided by the following research problem: how does the planning process of Program resources Money Direct to School (PDDE) work in municipal institution from Telêmaco Borba, Paraná state, according to educational manager view? The main objective is to understand the planning and implementation process of PDDE resources in elementary school from Telêmaco Borba. Such understanding can foster strategic actions and help ensure quality, free and public education, as prescribed by law. For that, it is described the planning and implementation of PDDE resources and, based on the principles of public administrations, some actions of that program are analyzed. The paper is organized into three parts. In the theoretical framework, policies, planning and management of public resources and PDDE are provided. After that, the methodological procedures are defined and, finally, the data analysis and conclusion are presented. The analysis suggest that the planning follow the program guidelines, but that the resources implementation is not enough and does not meet the real needs of the studied school to promote improvement in students’ performance. The principles of public administration are present in the PDDE actions, especially the efficiency principle as the one that requires further improvement, by both governments and educational manager.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectPolítica pública - Educaçãopt_BR
dc.subjectPolítica pública - Planejamentopt_BR
dc.subjectPublic policy - Educationpt_BR
dc.subjectPublic policy - Planningpt_BR
dc.titlePlanejamento e aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola em uma instituição municipal de tempo integral em Telêmaco Borbapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga o processo de planejamento e aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), em uma escola municipal de tempo integral no município de Telêmaco Borba. A pesquisa de natureza descritiva pautase em revisão de literatura e no depoimento de um gestor educacional. A investigação é orientada pelo seguinte problema de pesquisa: como ocorre o processo de planejamento e aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em uma instituição educacional de ensino fundamental em tempo integral do município de Telêmaco Borba-PR, na visão de um gestor educacional? O objetivo central é compreender o processo de planejamento e aplicação de recursos do PDDE, no ensino fundamental do município de Telêmaco Borba-PR. Tal compreensão pode favorecer ações estratégicas e contribuir para garantir educação pública, gratuita e de qualidade, como preconiza a lei. Para isso, descreve-se o planejamento e a aplicação de recursos do PDDE e, com base nos princípios da administração pública, analisam-se algumas ações desse programa. O estudo está organizado em três partes. Na fundamentação teórica, estabelecem-se as políticas, planejamento e gestão de recursos públicos e do PDDE. Após, definem-se os procedimentos metodológicos e por fim, apresentam-se a análise dos dados e conclusão. As análises sugerem que o planejamento seguem as diretrizes do programa, mas que aplicação de recursos é insuficiente e não atendem as necessidades reais da escola para gerar melhorias no desempenho escolar. Os princípios da administração pública estão presentes nas ações do PDDE, destacando-se o princípio de eficiência como aquele que requer maior aperfeiçoamento, tanto por parte do governo federal como do gestor educacional.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Thiago Cavalcante
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Gestão e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqGestão Pública Municipalpt_BR
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