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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Oséias Santos de (Org.)-
dc.creatorPereira, Sueli Menezes (Org.)-
dc.creatorDrabach, Neila Pedrotti (Org.)-
dc.date.accessioned2017-04-12T21:47:32Z-
dc.date.available2018-10-01-
dc.date.available2017-04-12T21:47:32Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Oséias Santos de; PEREIRA, Sueli Menezes; DRABACH, Neila Pedrotti (Org.). Políticas e gestão da educação: olhares críticos em tempos sombrios. Curitiba: UTFPR Editora, 2016. 354 p.pt_BR
dc.identifier.isbn9788570141828pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2055-
dc.description.abstractThe work Education Policies and Management: critical perspective in dark times aims at analyzing the different spaces of social construction that have appeared in the current scenario by means of discussions focusing on the legal and structural regulation policies of educational management and the reflections concerning the organization of school management. This collection is structured on the idea of gathering studies developed in the Group of Studies and Researches in Public Policies and Education Management (GEPPGE/UFSM/RS) and expanded with the invitation of researchers from various Higher Education Institutions that present, in a collaborative work, thought-provoking approaches on their fields of assessment. The first part of the work gathers texts that discuss relevant topics in a context permeated by successive reforms, with focus on the area of education policies. The second part deals with education management practices, both in macro context (educational systems) and micro context (the school), and it is guided by a set of theoretical and empirical studies that reveal their multiple facets. It is expected that these articles will contribute to widen perceptions about the possibilities in education, particularly in face of the dark times, branded by uncertainties and contradictions. The assessments reported are elements to start the debate. There is still a lot to be said and built. Thus, the readers can compare the perspectives from the researches with the historical, present and future demands of education and, from them, extract/construct critical evaluations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUTFPR Editorapt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Brasilpt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Administraçãopt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectSistemas de escolas municipaispt_BR
dc.subjectEducation and state - Brazilpt_BR
dc.subjectTeachers, Training of - Brazilpt_BR
dc.subjectEducation, Higher - Administrationpt_BR
dc.subjectSchool management and organizationpt_BR
dc.subjectCounty school systemspt_BR
dc.titlePolíticas e gestão da educação: olhares críticos em tempos sombriospt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.description.resumoA obra Políticas e Gestão da Educação: olhares críticos em tempos sombrios tem como propósito analisar os distintos espaços de construção social que se projetam no cenário atual, a partir de discussões sobre as políticas de ordenamento legal e estrutural da gestão educacional e das reflexões em torno da organização da gestão escolar. Essa coletânea se estruturou na ideia de reunir estudos desenvolvidos no Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão da Educação (GEPPGE/UFSM/RS) e se ampliou com o convite a pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior que apresentam, em um trabalho colaborativo, instigantes abordagens sobre seus campos de apreciação. A primeira parte da obra reúne textos que debatem temas relevantes em uma conjuntura permeada por sucessivas reformas, com o enfoque voltado à área das políticas educacionais. A segunda parte trata das práticas de gestão da educação, tanto do macro contexto (sistemas de ensino) quanto no micro contexto (a escola), e se pauta por um conjunto de estudos teóricos e empíricos que desvelam suas múltiplas facetas. Espera-se que os artigos aqui apresentados contribuam para ampliar as percepções sobre as possibilidades da educação, notadamente face aos tempos sombrios, marcados por incertezas e contradições. As análises registradas são elementos para o início do debate. Muito ainda precisa ser dito e construído. Assim, os leitores poderão confrontar os olhares dos pesquisadores com as demandas históricas, atuais e futuras da educação e, a partir delas, extrair/construir apreciações críticas.pt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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