Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStorch, Junior Luis
dc.date.accessioned2020-11-24T13:51:36Z-
dc.date.available2020-11-24T13:51:36Z-
dc.date.issued2015-10-14
dc.identifier.citationSTORCH, Junior Luis. Ensino de aplicações de máximos e mínimos de funções no ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Matemáticos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20479-
dc.description.abstractThe Mathematics has always been one of the most dreaded subjects by students. One reason may be the fact that some subjects them seems very abstract, not tangible, and therefore difficult to understand. It’s mathematics teachers’ knowledge that are there many students who like the discipline of Physics, and they understand most of the contents, even when they not get along well with the Mathematics. This is because in the Physics problems they seem tangible, applying the Mathematics directly in everyday situations. Therefore, there is the importance of reducing the abstraction of the Mathematics in the eyes of students. Thus, this research proposes ways to work the high school content facilitating the visualization of problems, specifically maximum and minimum of polynomial functions, which are some of the most common applications. Importantly, mastery of the subject by the teacher is fundamental to transmit the teachings in a clear and objective manner. That is, even if the teacher can’t work in high school, Calculus content, as derivative for example, it is important that such content you are clear; only then can approach the teaching of Mathematics masterfully.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectOtimização matemáticapt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectCálculopt_BR
dc.subjectMathematical optimizationpt_BR
dc.subjectModelyngpt_BR
dc.subjectCalculuspt_BR
dc.titleEnsino de aplicações de máximos e mínimos de funções no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeTeaching of applications of maxima and minima of functions in high schoolpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoMatemática sempre foi uma das disciplinas mais temidas pelos alunos. Um dos motivos talvez seja o fato de alguns assuntos lhes parecerem muito abstratos, não palpáveis, portanto de difícil compreensão. É de conhecimento dos professores de Matemática que existem muitos alunos que gostam da disciplina de Física, e entendem a maior parte dos conteúdos, mesmo quando não se dão muito bem com a Matemática. Isto porque na Física os problemas lhes parecem palpáveis, aplicando a Matemática diretamente em situações cotidianas. Portanto, nota-se a importância de diminuir a abstração da Matemática aos olhos dos alunos. Diante disso, esta pesquisa propõe maneiras de trabalhar os conteúdos de ensino médio facilitando a visualização dos problemas, mais especificamente de máximos e mínimos de funções polinomiais, que são algumas das aplicações mais comuns. É importante salientar que o domínio do assunto por parte do professor é fundamental para transmitir os ensinamentos de maneira clara e objetiva. Isto é, mesmo que o professor não possa trabalhar, no ensino médio, conteúdos de Cálculo, como derivadas, por exemplo, é importante que tais conteúdos lhe sejam claros; só assim poderá abordar os ensinamentos de Matemática com maestria.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Hlenka, Vanessa
dc.contributor.referee1Hlenka, Vanessa
dc.contributor.referee2Hlenka, Vanessa
dc.contributor.referee3Hlenka, Vanessa
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEstudos Matemáticospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Estudos Matemáticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_DAMAT_II_2015_05.pdf998,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.