Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20476
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMallmann, Elenice Maria Scherer
dc.date.accessioned2020-11-24T13:51:34Z-
dc.date.available2020-11-24T13:51:34Z-
dc.date.issued2015-10-15
dc.identifier.citationMALLMANN, Elenice Maria Scherer. O perfil dos professores de matemática do ensino básico, da Região Oeste do Paraná, frente ao uso de softwares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Matemáticos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20476-
dc.description.abstractThe use of technology in the classroom still presents a major challenge for many teachers. Several studies report the educational potential of technology for teaching and learning and what pedagogical actions can influence this process. Thus, this study aimed to verify the Math Teacher profile of western Parana region against the use of software. To identify this profile was prepared a questionnaire with eleven questions, which related to sex, age, working time with math discipline, it makes use of some technology, use of software in the classroom, how students behave when using software, and what are the main difficulties encountered by the teacher to use software in their classes. The survey was conducted with 123 primary school teachers of public schools in the western region of Paraná. After tabulating the data, we used Excel software and realized the construction of graphic to better represent the data. The results found through the questionnaire with regard to teaching time teaching mathematics discipline was 4-6 years, about 66% use some form of technology in the classroom. Regarding the use of software about 61% of teachers do not use. The main difficulties faced by teachers are related to the infrastructure of schools and the insecurity of software use.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência da Informação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Participação no planejamento curricularpt_BR
dc.subjectInformation science - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeacher participation in curriculum planningpt_BR
dc.titleO perfil dos professores de matemática do ensino básico, da Região Oeste do Paraná, frente ao uso de softwarespt_BR
dc.title.alternativeProfile of mathematics of basic education teachers, the Region of Paraná West front of the use of softwarept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO uso de tecnologias em sala de aula ainda se apresenta como um grande desafio para muitos professores. Diversas pesquisas relatam os potenciais educativos das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem e quais as ações pedagogicas podem influenciar este processo. Desta forma, este artigo teve como objetivo verificar o perfil do professor de matemática da região oeste do Paraná frente ao uso de softwares. Para identificar este perfil foi elaborado um questionário com onze questões, sendo relacionadas ao sexo, faixa etária, tempo de trabalho com a disciplina de matemática, se faz uso de alguma tecnologia, uso de softwares durante as aulas, de que maneira os alunos se comportam quando utilizam softwares, e quais as principais dificuldades encontradas pelo professor ao utilizar softwares em sua aulas. A pesquisa foi realizada com 123 professores do ensino básico das escolas públicas da região oeste do Paraná. Após a tabulação dos dados, utilizou-se o software Excel e realizou-se a construção de gráficos para melhor representar os dados. Os resultados encontrados por meio do questionário com relação ao tempo de magistério lecionando a disciplina de matemática foi de 4 a 6 anos, cerca de 66% utilizam algum tipo de tecnologia em sala de aula. Com relação ao uso de software cerca de 61% dos professores não fazem uso. As principais dificuldades enfrentadas pelos professores estão relacionadas com a infra- estrutura das escolas e a insegurança do uso de softwares.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Gasparin, Priscila Pigatto
dc.contributor.referee1Gasparin, Priscila Pigatto
dc.contributor.referee2Gasparin, Priscila Pigatto
dc.contributor.referee3Gasparin, Priscila Pigatto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEstudos Matemáticospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Estudos Matemáticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_DAMAT_II_2015_02.pdf507,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.