Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2042
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Flávia Dias de (Org.)-
dc.date.accessioned2017-03-03T19:04:37Z-
dc.date.available2018-07-01-
dc.date.available2017-03-03T19:04:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, Flávia Dias de (Org.). Professores principiantes e a inserção à docência: contextos, programas e práticas formativas. Curitiba: UTFPR Editora, 2016. 203 p.pt_BR
dc.identifier.isbn9788570141675pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2042-
dc.description.abstractThis book is the result of studies and investigations by Brazilian and foreign researchers interested in the matter of beginning teachers and the insertion to teaching, who have demarcated their productions in conferences on this field, notably the Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência (International Congress of Beginner Professorship and Professional Insertion of Teaching), that had its fourth edition held in 2014 in Curitiba / Brazil, organized by the Department of Education from the Parana Federal Technological University (UTFPR) in partnership with the Idea Research Group from the University of Seville / Spain. This is a collection of nine (9) chapters focused on the discussion of contexts, programs and formation practices of beginning teachers and in the insertion of the teaching, highlighting the study of the matter directed to both beginning teachers for basic education as to higher education, as well as the concern for current challenges in the education of sign language teachers and educational challenges of public policies for initial teacher formation. The texts were produced by a group of sixteen (16) authors / researchers, linked to different Brazilian universities, one foreign university, as well as postgraduate programs in education. In no way the texts exhaust the theme, however, revealing the need for the agenda in the Brazilian education setting, with the discussion of programs and practices that subsidize the incorporation of new qualities to the professional development of teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUTFPR Editorapt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectCollege teacherspt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleProfessores principiantes e a inserção à docência: contextos, programas e práticas formativaspt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.description.resumoO presente livro é fruto de estudos e investigações de pesquisadores brasileiros e estrangeiros interessados na temática dos professores principiantes e da inserção à docência e que têm demarcado suas produções em congressos sobre esse campo, com destaque para o Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência, cuja quarta edição foi realizada no ano de 2014, em Curitiba/Brasil, sob a organização do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em parceria com o Grupo de Investigação Idea da Universidade de Sevilha/Espanha. Trata-se de uma coletânea de 9 (nove) capítulos voltados à discussão de contextos, programas e práticas formativas de professores principiantes e em inserção à docência, destacando-se o estudo da temática direcionada tanto aos professores principiantes para a educação básica como para a educação superior, bem como a preocupação com desafios atuais na formação dos professores de língua de sinais e os desafios das políticas públicas educacionais para a formação inicial de professores. Os textos foram produzidos por um conjunto de 16 (dezesseis) autores/pesquisadores, vinculados a diferentes universidades brasileiras, uma universidade estrangeira e a programas de pós-graduação em educação. Os textos de modo algum esgotam a temática; entretanto, revelam a necessidade da pauta no cenário da educação brasileira, com a discussão de programas e práticas que subsidiem a incorporação de novas qualidades ao desenvolvimento profissional docente.pt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
professoresprincipiantesdocencia_iniciais.pdf4,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
professoresprincipiantesdocencia.pdf6,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons