Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTomasi, Liliane Ieda Dresch
dc.date.accessioned2020-11-24T13:24:13Z-
dc.date.available2020-11-24T13:24:13Z-
dc.date.issued2011-12-05
dc.identifier.citationTOMASI, Liliane Ieda Dresch. Leitura e escrita no ensino de EJA no município de Santa Helena - PR: histórias de vida. 2011. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20338-
dc.description.abstractEste trabajo monográfico presenta el contexto histórico del surgimiento de la educación de jóvenes y adultos en Brasil y hace un paralelo con las cuestiones de lectura y escrita que hacen parte de nuestra historia. Se sitúa el lector dentro de la modalidad EJA con sus individualidades y se habla de la formación necesaria al educador para trabajar con la misma. El objetivo de este trabajo fue, por lo tanto, presentar la clientela que frecuenta la EJA en la ciudad de Santa Helena, demostrar cuales los enlaces que mantienen con la lectura y la escrita, bien como comprobar que a través de actividades sencillas de lectura y producción textual se puede rescatar los valores socio-históricos de una población que tuvo sus derechos educacionales negados durante la niñez o adolescencia. Con la producción de textos autobiográficos los individuos pudieron conocer el otro y hacerse conocer mostrando los aspectos relevantes de su vida personal o estudiantil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectLeitura (Educação de adultos)pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectHabilidades de vidapt_BR
dc.subjectReading (Adult education)pt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLife skillspt_BR
dc.titleLeitura e escrita no ensino de EJA no município de Santa Helena - PR: histórias de vidapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico apresenta o contexto histórico do surgimento da educação de jovens e adultos no Brasil e faz um paralelo com as questões de leitura e escrita que fazem parte de nossa história. Situa-se o leitor dentro da modalidade EJA com suas individualidades e formação necessária ao educador para trabalhar com a mesma. O objetivo deste trabalho foi, portanto, apresentar a clientela que frequenta a educação de jovens e adultos na cidade de Santa Helena, demonstrar quais os laços que mantém com a leitura e a escrita, bem como comprovar que através de atividades simples de leitura e produção textual, é possível resgatar os valores sócio-históricos de uma população que teve seus direitos educacionais negados durante a infância ou adolescência. Através da produção de textos autobiográficos os indivíduos puderam conhecer o outro e se fazer conhecer mostrando os aspectos relevantes de sua vida pessoal ou estudantil.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Escalada, Adriana Faria de
dc.subject.cnpqEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultospt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_PROEJA_2012_IV_12.pdf517,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.