Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorrea, Zélia Delgado
dc.date.accessioned2020-11-24T13:24:12Z-
dc.date.available2020-11-24T13:24:12Z-
dc.date.issued2012-02-19
dc.identifier.citationCORREA, Zélia Delgado. Caracterização da evasão escolar no CEEBJA de Santa Helena – PR. 2012. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20336-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the "evasion" of students in the Youth and Adults (EJA). A search on the possible causes of evasion, and how that decision may reflect the social life of the student. Also what teaching strategies that can be applied in the school environment so that student remains in school. The research has claim to identify the possible causes of "evasion" surveyed by questionnaires designed for students of adult education. Finally tried to discuss the subject, confronting the bibliographies studied in the search for strategies that lead to understanding of the permanence of students in the educational system. In view of these analyzes showed that there is no single cause of school dropout, but a variety of situations ranging from the economic, cultural and geographical. In this sense, the teacher becomes a key part in this type of education and retention of learners in school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEvasão escolar na educação de adultospt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectAdult education dropoutspt_BR
dc.subjectEducation - Social aspectspt_BR
dc.titleCaracterização da evasão escolar no CEEBJA de Santa Helena – PRpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar a “evasão” dos alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi pesquisado sobre as possíveis causas da evasão, e de que forma essa decisão pode refletir na vida social do aluno. Também quais as estratégias pedagógicas que podem ser aplicadas no ambiente escolar para que esse aluno permaneça no ambiente escolar. A pesquisa realizada tem pretensão de identificar as possíveis causas da “evasão” pesquisadas através de questionários destinados a alunos da EJA. Finalizando procurou discutir sobre o assunto, confrontando com as bibliografias estudadas, na busca de estratégias que levam ao entendimento acerca da permanência dos alunos no sistema educacional. Diante dessas análises observou-se que não há uma única causa da evasão escolar e sim vária situações que vão desde a situação econômica, cultural e geográfica. Nesse sentido, o professor torna-se uma peça fundamental nessa modalidade de ensino e permanência desse educando na escolapt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Ostrovski, Crizieli Silveira
dc.subject.cnpqEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultospt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_PROEJA_2012_IV_21.pdf661,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.