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dc.creatorBarros, Renata Camargo dos Passos
dc.date.accessioned2020-11-24T13:15:07Z-
dc.date.available2020-11-24T13:15:07Z-
dc.date.issued2017-03-01
dc.identifier.citationBARROS, Renata Camargo dos Passos. Contribuições do software GeoGebra para o aprendizado da geometria segundo a Teoria de Van Hiele. 2017. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20332-
dc.description.abstractThis research was carried out with seventh grade students of the Elementary School, in a private school in the city of Maringá, Pr. The aims were the elaboration and analysis of activity using the GeoGebra Software, including concepts about triangles and quadrilaterals to answer the question: “How the GeoGebra Software through the use of exploratory – investigative activity can help the 7th grade students to improve in the Van Hiele levels? “ The main idea of the project was the elaboration of the activity that should be developed using a pedagogical mediation related to the use of informatics, more specifically using the GeoGebra Software, as an auxiliary resource and in the Van Hiele model of geometric development. The application of the activity to the students happened in a different way. The first activity was a diagnostic test considering the Van Hiele levels, where each student received a paper with questions and they answered on it. During the second and third activity, the students had the opportunity to explore or do the geometrical constructions, identify their characteristics, suggest observations, think and answer each question. The research is characterized as qualitative and according to the process of data collection, it can also be classified as bibliographic and field research. Initially, we did a bibliographic research to the elaboration of our theoretical referential, as well as a reflection about the importance to integrate the geometry teaching with the information and communication technologies and the implications of a teaching work related to the Van Hiele of geometric thinking with the auxiliary of the GeoGebra Software to the development of the activity. So, we moved to the field research process, when we went to the classroom to apply the homework elaborated to the data collection. Analyzing the results, we noticed that: a significant number of students could do the proposed activity and start the process of construction about the concepts of triangles and quadrilaterals; the students didn´t have problems in use the computers but most of them had difficulties to use the GeoGebra Software in the beginning and because of it, we reformulated our activity to achieve our objectives. So, we conclude that the activity based on the Van Hiele geometric model thinking when applied using the GeoGebra Software can make a positive contribution to the transition from one to other level, as suggest such model.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducational softwarept_BR
dc.subjectGeometry, Planept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleContribuições do software Geogebra para o aprendizado da geometria segundo a teoria de Van Hielept_BR
dc.title.alternativeContribuitions Geogebra software for the apprenticeship according to Van Hiele theorypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi realizada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, de um colégio particular do município de Maringá, Paraná. Teve como objetivos a elaboração e análise de tarefas utilizando o software GeoGebra, envolvendo a formação de conceitos de triângulos e quadriláteros, a fim de responder a questão “Como a utilização do software GeoGebra, por meio de tarefas de caráter exploratório-investigativo, possibilita aos estudantes do 7º ano, progredir nos níveis de Van Hiele?”. A ideia central do trabalho foi a preparação das tarefas que deveriam ser desenvolvidas com base em uma mediação pedagógica pautada no uso da informática, mais especificamente do software GeoGebra, como recurso auxiliar, e no modelo de desenvolvimento geométrico de Van Hiele. A aplicação das tarefas aos alunos aconteceu de maneira diferenciada. A primeira tarefa foi um teste diagnóstico para os níveis de Van Hiele, onde cada aluno recebeu uma folha com as questões e respondiam nela própria. Já na segunda e terceira tarefas os alunos tiveram a oportunidade de explorar, ou realizar, as construções geométricas, identificar suas características, fazer observações, pensar e responder os questionamentos de cada questão. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e, de acordo com o processo de coleta de dados, ainda pode ser classificada como bibliográfica e de campo. Inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica para elaboração de nosso referencial teórico, bem como para uma reflexão sobre a importância de integrar o ensino de geometria às tecnologias de informação e comunicação e as implicações de um trabalho docente pautado no modelo do pensamento geométrico do casal Van Hiele com o auxílio do software GeoGebra. Logo após, passamos a fase de pesquisa de campo, quando fomos para sala de aula aplicar as tarefas elaboradas para coleta de dados. Analisando os resultados obtidos percebemos que: uma parte considerável dos alunos conseguiu desenvolver as tarefas propostas e iniciar o processo de construção dos conceitos de triângulos e quadriláteros; os alunos não apresentaram dificuldades em utilizar o computador, porém, para manusear o software GeoGebra, a maioria teve de início bastante dificuldade, o que nos levou a reformular nossas tarefas, para que nossos objetivos fossem atingidos. Assim, constatamos que as tarefas baseadas no modelo do pensamento geométrico do casal Van Hiele quando aplicadas com o auxílio do software GeoGebra, podem contribuir positivamente para a passagem de um nível para outro como sugere tal modelo.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, André Luis
dc.contributor.referee1Trevisan, André Luis
dc.contributor.referee2Passos, Adriana Quimentão
dc.contributor.referee3Mendes, Marcele Tavares
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação Matemática e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências

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