Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendonça, Rosemeire Casatte
dc.date.accessioned2020-11-24T13:15:06Z-
dc.date.available2020-11-24T13:15:06Z-
dc.date.issued2017-06-30
dc.identifier.citationMENDONÇA, Rosemeire Casatte. Aplicação de jogos matemáticos como recurso didático. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20331-
dc.description.abstractThe present work was sketched from theoretical studies related to the use of the game in the teaching-learning process of mathematics. A priori was analyzed the term game and the types of existing games, and the importance of this methodological resource in the classes of mathematics. Next, a theoretical framework was developed for the elaboration of a work project with games. That outlined the possible didactic-pedagogical applicability of this resource. Finally, a field research was carried out with the students of the High School in order to verify the lags in the area of mathematics and the probabilities of pedagogic interventions, and how these interferences contribute to the learning of the mathematical concepts in the game situation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectGames in mathematics educationpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.titleAplicação de jogos matemáticos como recurso didáticopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi esquematizado a partir de estudos teóricos relacionados à utilização do jogo no processo ensino-aprendizagem da matemática. A priori analisou-se o termo jogo e os tipos de jogos existentes, e a importância deste recurso metodológico nas aulas de matemática. Em seguida com base em um referencial teórico, foi elaborado um projeto de trabalho com jogos, que delineou as possíveis aplicabilidades didático-pedagógicas deste recurso. Por fim realizou-se uma pesquisa de campo com os alunos do Ensino Fundamental a fim de corrigir as defasagens na área de matemática como possibilidades de intervenções pedagógicas, e como tais ingerências contribuem para o aprendizado dos conceitos matemáticos na situação de jogo.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Barbeta, Claudia de Faria
dc.contributor.referee1Barbeta, Claudia de Faria
dc.contributor.referee2Trevisan, André Luis
dc.contributor.referee3Silva, Karina Alessandra Pessoa da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação Matemática e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EMAT_I_2017_14.pdf555,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.