Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Fernanda Bornancin-
dc.date.accessioned2017-03-03T18:31:16Z-
dc.date.available2017-03-03T18:31:16Z-
dc.date.issued2016-02-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Fernanda Bornancin. Deslocamentos tecnológicos e artísticos na prática dos microrroteiros da cidade. 2016. 204 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2032-
dc.description.abstractThis research proposes a reflection about how the technological dimension in the practice of Microrroteiros da Cidade constitutes a fundamental factor of its co-construction and mediation processes of circulation, dynamics and deployment possibilities. Microrroteiros’s project was created in 2009 by the artist and screenwriter Laura Guimarães. Its approach involves small script intentions that invites São Paulo’s population to imagine and visualize scenes that happen in the city. The language used in microrroteiros texts is, at the same time, a relativization of screenplay and Twitter’s technical code – a microblogging plataform that priorizes the share of 140 character messages. Through photographic survey, interview and collection of data, we made a transit mapping of this dynamics and, after that, we developed an analysis of the typographic options, the various media, compositions and connections between different geographic areas identified. The theoretical foundation of this research is based on Andrew Feenberg’s Critical Theory of Technology, and on considerations that this author does about Herbert Marcuse’s theorical position on technology and art. Supported by Néstor García-Canclini and Jesús Martín-Barbero, we observe some shifts of artistic and communication processes triggered from the 1960s by a Latin American theoretical bias, in order to analyze how the practice of Microrroteiros da Cidade and their technical and aesthetic dimensions are constitutive in the dynamics of social media and urban codes in which it is located. Thus, we understand the hybridizations of this artistic practice as displacements that occur in a nonlinear way, but crossed and simultaneous, blurring boundaries of autorship and enabling other visual, collective and random constructions, mediating processes of reinterpretation and reappropriation of the city.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRoteiros cinematográficos - Técnica - São Paulo (Estado)pt_BR
dc.subjectRoteiros cinematográficospt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectMotion picture plays - Technique - São Paulo (Brazil)pt_BR
dc.subjectMotion picture playspt_BR
dc.subjectVisual communicationpt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleDeslocamentos tecnológicos e artísticos na prática dos microrroteiros da cidadept_BR
dc.title.alternativeTechnological and artistic shifts in the practice of microrroteiros da cidadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe uma reflexão sobre como a dimensão tecnológica na prática dos Microrroteiros da Cidade se constitui como fator fundamental de seus processos de co-construção e mediação de circulações, dinâmicas e possibilidades de desdobramento. Criado em 2009 pela artista e roteirista paulistana Laura Guimarães, o projeto consiste em pequenas intenções de roteiro que convidam à visualização de histórias e situações vivenciadas por pessoas que transitam e/ou habitam a cidade de São Paulo. A linguagem utilizada nos textos dos microrroteiros é, ao mesmo tempo, uma relativização do roteiro de cinema e do código técnico de escritura do Twitter – uma plataforma de microblogging que prioriza o compartilhamento por meio de mensagens curtas de até 140 caracteres. Por meio de levantamento fotográfico, entrevista e coleta de dados, realizamos um mapeamento dos trânsitos dessas dinâmicas e, posteriormente, desenvolvemos uma análise das opções tipográficas, dos variados suportes, composições e das conexões entre diferentes espaços geográficos identificados. A fundamentação da pesquisa é realizada a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de Andrew Feenberg e da leitura do autor sobre as considerações de Herbert Marcuse em relação à tecnologia e a arte. Refletimos também a respeito de deslocamentos de processos artísticos e comunicacionais desencadeados a partir da década de 1960 por um viés teórico latino-americano, sustentado por Néstor García-Canclini e Jesús Martín-Barbero, no intuito de analisarmos como a prática dos Microrroteiros da Cidade e suas dimensões técnico-estéticas se constituem nas dinâmicas das redes sociais e dos códigos urbanos em que se localiza. Desse modo, compreendemos as hibridações de linguagens expressas nessa prática artística como deslocamentos que ocorrem não de modo linear, mas de maneira cruzada e simultânea, borrando fronteiras de autoria e de fruição passiva, possibilitando outras construções de visualidades, coletivos e randômicos, mediando processos de ressignificação e reapropriação da cidade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659908820787199pt_BR
dc.contributor.advisor1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.contributor.referee1Queluz, Gilson Leandro-
dc.contributor.referee2Freitas, Artur Correia de-
dc.contributor.referee3Brandão, Angela-
dc.contributor.referee4Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Santos, Fernanda Bornancin_2016.pdf8,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.