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dc.creatorSantos, Tatiane Siqueira dos
dc.date.accessioned2020-11-24T13:11:40Z-
dc.date.available2020-11-24T13:11:40Z-
dc.date.issued2016-09-09
dc.identifier.citationSANTOS, Tatiane Siqueira dos. Tecnologia e educação: o uso de dispositivos móveis em sala de aula. 2016. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20310-
dc.description.abstractThe introduction of Information and Communication Technologies in education is inevitable, since these tools are part of the daily lives of teachers, administrators and students. Use them in the classroom can make possible new pedagogical practices and motivate learning. Thinking about it, the Department of Education of the Paraná State initiated a pilot project with the title ‘Connected’, that providing for the educational use of tablets with students. Therefore, the trend is to expand access to the entire school system and contribute to the training of citizens from these digital media. Thus, we take this focus for reflection on mobile devices inserted in the classroom, such as mobile phones, tablets, netbooks, and other devices, in order to maximize and streamline the teaching/learning process. The survey was conducted with teachers from two state schools and the NRE in the city of Cornélio Procópio-PR, inserted in that project, and graduating students of Specialization in Education and Technology UTFPR-Londrina the class II, of the 2015 year. The research, with qualitative nature, aimed to investigate and discuss what they think about the usability of mobile devices as a support tool and flexibility in teaching and learning process. Data were collected through an online questionnaire. The results show that, according to participants, there are flaws in the planning of government actions with respect to: infrastructure of schools; pedagogical and technical support and devices with limited functionality. However, it is noted that mobile devices, in particular tablets, are well accepted by the educators and they believe that digital technologies may be used as capable of processing tools for the learning, if overcome and/or circumvented such unstable conditions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComputação móvelpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectMobile computingpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleTecnologia e educação: o uso de dispositivos móveis em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeTechnology and education: the use of mobile devices in the classroompt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação é inevitável, uma vez que essas ferramentas fazem parte do dia a dia de professores/as, gestores/as e alunos/as. Usá-las em salas de aula pode viabilizar novas práticas pedagógicas e motivar a aprendizagem. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Estado do Paraná iniciou um Projeto Piloto sob o título Conectados, que prevê a utilização pedagógica de tablets com alunos/as. a tendência é ampliar o acesso à toda rede de ensino e contribuir para a formação do/a cidadão/ã a partir desses suportes digitais. Desta forma, aproveitamos este foco para uma reflexão sobre os dispositivos móveis inseridos em sala de aula, tais como celulares, tablets, netbooks, entre outros aparelhos, com a finalidade de maximizar e dinamizar o processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa foi realizada com os/as docentes de duas escolas estaduais e o NRE do município de Cornélio Procópio-PR, inseridos no projeto citado, e também alunos/as concluintes do curso de Especialização em Ensino e Tecnologia da UTFPR-Londrina da Turma II do ano de 2015. A pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou investigar e discutir o que eles/as pensam sobre as condições de usabilidade dos dispositivos móveis como ferramenta de apoio e flexibilização no processo de ensino aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de questionário online. Os resultados obtidos apontam que, segundo os participantes, há falhas no planejamento das ações do governo no tocante à: infraestrutura das escolas; apoio pedagógico e técnico; e aparelhos com funcionalidades limitadas. Contudo, verifica-se que os dispositivos móveis, em especial os tablets, estão sendo bem aceitos pelos/as educadores/as e estes/as acreditam que as tecnologias digitais podem ser usadas como ferramentas capazes de transformação a favor da aprendizagem, se superadas e/ou dribladas tais condições de precariedade.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Guandeline, Eidy Leandro Tanaka
dc.contributor.referee1Guandeline, Eidy Leandro Tanaka
dc.contributor.referee2Barbeta, Cláudia de Faria
dc.contributor.referee3Mendes, Marcele Tavares
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
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