Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Renan Victor da
dc.date.accessioned2020-11-24T13:11:38Z-
dc.date.available2020-11-24T13:11:38Z-
dc.date.issued2016-10-15
dc.identifier.citationSILVA, Renan Victor da. Análise do nível de letramento científico de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Rancho Alegre no Paraná. 2016. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20309-
dc.description.abstractTechnology and science are constantly advancing, so students at the end of their school years should be trained not only for the job market, but also with skills that place them as critical and active citizens in society. For this, they must be scientifically literate, that is, from all the knowledge acquired, must provide skills to be able to discuss and argue about phenomena that involve their social life, with the ability to interpret scientific technical information and use them in resolution Its problems and the society in which it is inserted. Therefore, the objective of this research was to investigate the level of scientific literacy related to the sciences / chemistry knowledge of students of the 3rd year of high school in a school in the north of Paraná. For that, a questionnaire was applied with 5 questions referring to the dissertation part and 4 questions to the objective, all based on research carried out by the International Student Assessment Program (PISA). The results showed that few students were able to reach the maximum level of scientific literacy when all the results were compared. Still according to the results, it can be affirmed that even though they did not reach level 4, most of the students managed to reach at least level 1 of literacy, which was due to the fact that they were able to interpret the statements and to withdraw important information from the questions For the formulation of the answers. These results highlight the need to broaden the studies in this context and to improve the students' education in order to make them scientifically literate.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEnsino de segundo graupt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectHigh school teachingpt_BR
dc.titleAnálise do nível de letramento científico de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Rancho Alegre no Paranápt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the level of scientific literacy of students of the 3rd year of high School of a public school of the municipality of Rancho Alegre in Paranápt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA tecnologia e a ciência vêm avançando constantemente, dessa forma, os alunos no fim dos anos escolares, devem ter formação não somente para o mercado de trabalho, mas também, com habilidades que os colocam como cidadãos críticos e ativos na sociedade. Para isso, devem ser letrados cientificamente, ou seja, a partir de todo o conhecimento adquirido, devem prover de habilidades para poder discutir e argumentar sobre fenômenos que envolvam sua vida social, com a capacidade de interpretar informações técnico científicas e usá-las na resolução de seus problemas e da sociedade em que está inserido. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi de investigar o nível de letramento científico relacionado a saberes de ciências/química de alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma escola no Norte do Paraná. Para isso, foi aplicado um questionário com 5 questões referente à parte dissertativa e 4 questões à objetiva, todas baseadas em pesquisas realizadas pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Os resultados mostraram que poucos alunos conseguiram atingir o nível máximo de letramento científico, quando comparados todos os resultados. Ainda segundo os resultados, pode-se afirmar que mesmo não atingindo o nível 4, a maioria dos alunos conseguiram atingir pelo menos o nível 1 de letramento, o que se deu, devido ao fato deles conseguirem interpretar os enunciados e retirarem informações importantes das questões para a formulação das respostas. Esses resultados evidencia a necessidade de se ampliar os estudos nesse contexto e aprimorar a formação dos alunos a fim de torna-los letrados cientificamente.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Dutra, Alessandra
dc.contributor.referee1Dutra, Alessandra
dc.contributor.referee2Figueiredo, Márcia Camilo
dc.contributor.referee3Barbeta, Cláudia de Faria
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_II_2016_16.pdf696,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.