Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20293
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Andressa Tatielle
dc.date.accessioned2020-11-24T13:11:20Z-
dc.date.available2020-11-24T13:11:20Z-
dc.date.issued2017-05-30
dc.identifier.citationCAMPOS, Andressa Tatielle. Cinema nas aulas de arte: vivências, experiências e práticas. 2017. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20293-
dc.description.abstractThis work aimed to investigate the artistic activity in the classroom through a hands- on experience of producing a short film. This research was carried out with students from the ninth grade of Elementary School II of a private school located in the east region of Londrina. The methodology was based on a action research. The work was conducted in 03 school months, twice a week and for one hour in each class. Through the analyzes, it was observed that it is possible to create a favorable environment for the construction of artistic knowledge through the use of technological resources because the experience enabled the interaction of learners with media and audiovisual production through the production of texts, systematization and audiovisual production in a collaborative way so that it enabled the personal and cognitive development of the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCurta-metragempt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMotion picturespt_BR
dc.subjectShort filmspt_BR
dc.subjectArt - Study and teachingpt_BR
dc.titleCinema nas aulas de arte: vivências, experiências e práticaspt_BR
dc.title.alternativeCinema in art classes: experiences and practicespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo investigar o fazer artístico em sala de aula através de uma experiência prática da produção de um curta-metragem. Esta pesquisa foi realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular situada na região leste de Londrina. A metodologia utilizada para a efetivação deste trabalho foi baseada em uma pesquisa-ação. O trabalho teve duração de 03 meses letivos, duas vezes por semana, durante uma hora/aula. Por meio das análises realizadas constatou-se que é possível criar um ambiente favorável à construção do conhecimento artístico mediante a utilização de recursos tecnológicos, pois a experiência possibilitou a interação dos educandos frente às diferentes mídias e produção audiovisual, através da produção de textos, sistematização e da produção cinematográfica de forma colaborativa, que, possibilitam o desenvolvimento pessoal e cognitivo do discente.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Barbeta, Claudia de Faria
dc.contributor.referee1Barbeta, Claudia de Faria
dc.contributor.referee2Lopes, André Camargo
dc.contributor.referee3Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_III_2017_04.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.