Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Gabriela Karen de
dc.date.accessioned2020-11-24T13:11:12Z-
dc.date.available2020-11-24T13:11:12Z-
dc.date.issued2016-08-15
dc.identifier.citationSOUZA, Gabriela Karen de. A utilização do Facebook como aliado nas práticas da leitura. 2016. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20283-
dc.description.abstractThis research addresses the use of social networks in a practice of literary reading through the book "Vidas Secas" of Graciliano Ramos in order to use new technologies for education. It is prepared to do so, a didactic sequence based the theory of multiliteracies in the classroom, bringing a chance to exploit teachers of new technologies in their Portuguese classes (integration textual production / reading / literary practices). For this, we prepared a didactic sequence in which includes Facebook in a practice that incorporates text production and literary reading in high school in the face of a possible future application. For discussion and xemplification, the pages were actually created, serving as a template for educational professionals and / or interested in the subject. With the proposal, it is intended that the research collaborate with different professionals, in particular the Portuguese-speaking teachers, who are often reluctant to use networks in their classes for fear of disturbing or distracting the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectReading - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleA utilização do Facebook como aliado nas práticas da leiturapt_BR
dc.title.alternativeUsing Facebook as an ally in reading practicespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a utilização das redes sociais em uma prática de leitura literária por meio da obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, com o objetivo de utilizar as novas tecnologias em favor da educação. Elaborou-se, para tanto, uma sequência didática fundamentada pela teoria dos multiletramentos em sala de aula, trazendo uma possibilidade aos professores de exploração das novas tecnologias em suas aulas de Língua Portuguesa (integração produção textual/leitura/práticas literárias). Para tanto, preparou-se uma sequência didática na qual se inclui o Facebook para uma possível prática que incorpora produção de texto e leitura literária no ensino médio em face de uma possível aplicação futura. Para discussão e exemplificação, as páginas foram efetivamente criadas, servindo como template aos profissionais de ensino e/ou interessados no tema. Com a proposta, pretende-se que a pesquisa colabore com diferentes profissionais, em especial, com os professores de língua portuguesa, que, muitas vezes, ficam relutantes em utilizar as redes em suas aulas com receio de atrapalhar ou distrair os alunos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Catelão, Evandro de Melo
dc.contributor.referee1Catelão, Evandro de Melo
dc.contributor.referee2Machado, Daniela Zimmermann
dc.contributor.referee3Nascimento, Simone Maria Barbosa Nery
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_II_2016_09.pdf2,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.