Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20276
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Juliano Cesar de
dc.date.accessioned2020-11-24T13:11:05Z-
dc.date.available2020-11-24T13:11:05Z-
dc.date.issued2016-10-15
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Juliano Cesar de. Elaboração de instrumento para o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem a partir da ferramenta Model Business Canvas. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20276-
dc.description.abstractThe use of self-regulatory strategies of learning and understanding the motivational related factors can contribute significantly to achieving academic success. Knowing this, he tried to work through this develop a tool to help students develop strategies autoregulators learning. The proposed instrument was created from bibliographic studies and Business Model Canvas tool. Pre-tests to verify the possibilities of application were carried out in addition to the difficulties that could be encountered in use and what could be improved for ease of use. The study demonstrated that the developed instrument can help in planning and monitoring of study contributing to the self-regulation of learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectMetacognitionpt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.titleElaboração de instrumento para o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem a partir da ferramenta Model Business Canvaspt_BR
dc.title.alternativeInstrument of development for the development of strategies autoregulators learning from the Business Model Canvaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA utilização de estratégias autorreguladoras da aprendizagem e a compreensão dos fatores motivacionais podem contribuir de forma significativa para obtenção do sucesso acadêmico e formação de alunos autônomos, críticos e reflexivos. Sabendo disso, este trabalho teve por objetivo elaborar um instrumento para ajudar os alunos no desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem. O instrumento foi elaborado utilizando como modelo a ferramenta Moldel Bussiness Canvas. Realizou-se uma aplicação piloto do instrumento com um grupo de dez alunos durante duas semanas para verificar sua efetividade e coletar sugestões de melhoria. A partir das sugestões de melhoria uma nova versão do instrumento foi apresentada. O trabalho demonstrou que o instrumento elaborado pode ajudar no planejamento e monitoramento do estudo contribuindo para autorregulação da aprendizagem. Sugere-se que novas aplicações pilotos com um tempo maior de utilização do instrumento possam trazer novas contribuições.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Eccheli, Simone Deperon
dc.contributor.referee1Eccheli, Simone Deperon
dc.contributor.referee2Fabri, José Augusto
dc.contributor.referee3Guandeline, Eidy Leandro Tanaka
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_II_2016_10.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.