Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20231
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Belgamasco, Maria Eduarda Fagan | |
dc.creator | Silva, Tamyris Tavares da | |
dc.creator | Angelis Neto, Generoso de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T12:57:33Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T12:57:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-06 | |
dc.identifier.citation | BELGAMASCO, Maria Eduarda Fagan; SILVA, Tamyris Tavares da; ANGELIS NETO, Generoso de. Logística reversa de baterias automotivas: um estudo de caso em uma distribuidora de autopeças. 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20231 | - |
dc.description.abstract | The growth of population’s purchasing power, along internal public transport system’s infrastructural problems has proportionated an increase on the number of purchased automobiles and therefore the amount of batteries on the Market, once they are na essential part of the car. Thus, reverse logistic of those batteries are required to minimize the environmental impact they cause to envitonment and human health. Therefora, the objetive of this present work is to analyze relevant factors for the actual environmental management of batteries, through a reverse logistics system placed at an auto parts distributor. Thereunto, an open semi-strustured questionnaire was sent to the company manager. As a resul, the questionnaire was able to show that the relevant factors for batteries logistics are, environmental responsibility, collecting, sorting and packaging, hasnding and transportantion. Among these factors, each one of them has become essential, although environmental responsability ganis prominence for being at the start of the system, and the more dependente sector would be handiling and transportantion, due its placementet on the end of the auto parts distribuitos’s reverse logistics chain. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Logística empresarial | pt_BR |
dc.subject | Automóveis - Baterias | pt_BR |
dc.subject | Chumbo | pt_BR |
dc.subject | Business logistics | pt_BR |
dc.subject | Automobiles - Batteries | pt_BR |
dc.subject | Lead | pt_BR |
dc.title | Logística reversa de baterias automotivas: um estudo de caso em uma distribuidora de autopeças | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O crescimento do poder de consumo da população do país, juntamente com a realidade dos problemas infraestruturais do transporte público interno tem gerado um aumento no número de veículos automotivos em circulação e, portanto, na quantidade de baterias, já que essas são componentes essenciais para os automóveis. Sendo assim, a logística reversa de baterias se faz necessária para minimizar o impacto ambiental que as mesmas causam ao meio ambiente e a saúde humana. Visto isso, o objetivo deste trabalho foi analisar os fatores relevantes para que ocorra o gerenciamento ambiental correto de baterias automotivas, através do sistema de logística reversa, em uma distribuidora de autopeças. Para isso foi utilizado um questionário semiestruturado de natureza aberta, direcionado ao gerente, acompanhado de uma visita técnica as instalações da empresa. Como resultado se teve que os fatores relevantes para a logística reversa de baterias são: responsabilidade socioambiental, coleta, separação e acondicionamento, e movimentação e transporte. Dentre esses fatores, cada um se tornou essencial, embora a responsabilidade socioambiental ganhe destaque por ser o início do sistema, e o setor mais dependente seria a movimentação e transporte, por ser o final da cadeia de logística reversa de uma distribuidora de autopeças. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dalto, José Luis | |
dc.contributor.referee1 | Dalto, José Luis | |
dc.contributor.referee2 | Costanzi, Ricardo Nagamine | |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Marco Antonio | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia e Segurança do Trabalho | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia de Segurança do Trabalho |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_CEEST_V_2018_21.pdf | 487,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.