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dc.creatorTomaz, Mariana Amaral-
dc.date.accessioned2017-03-03T15:34:44Z-
dc.date.available2017-03-03T15:34:44Z-
dc.date.issued2016-03-22-
dc.identifier.citationTOMAZ, Mariana Amaral. Projeto de “artesãs empreendedoras”: trajetórias de mulheres em um programa de inserção produtiva. 2016. 173 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2021-
dc.description.abstractThis thesis maps and interprets women’s trajectories, which participate in a social project called Vitrine Social, which goal is to generate income. The aim is to understand values, relationships and conflicts experienced during training, production and commercialization of the handcrafts. This research is centred on life trajectories of four women, who were participants of the Vitrine Social in Curitiba, Paraná, Brazil, from 2010 to 2015 and sold their products in Curitiba’s handicraft fairs, mainly at Largo da Ordem and Praça Osório Fairs. From a gender perspective, we present conflicts experienced in the process of becoming a “handcraft-businesswoman”, since this program proposes to form entrepreneurs. The methodological procedures performed on this qualitative research were participative observation of handicraft fairs, records on field diaries and life history interviews with participants from latest groups of Vitrine Social. Interviews were guided starting from handcrafts made during the course: patchwork bedspreads sewed by groups, sewing portfolios and other stitched products. In dialogue with conversationalist narratives and memories we attempted to build an image of the whole process: the decision of taking part of the course, the learning process of sewing, the business management, the formation of a productive group (and of a “Project” collective), commercialization in craft fairs, the new product development, and at last, the production at home. Looking carefully at relationships and spaces involved in each stage, it was possible to evidence inhomogeneity in the learning process, development and production of sewed handcrafts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectArtesãospt_BR
dc.subjectMulheres - Empregopt_BR
dc.subjectTrabalhadoras - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEconomia domésticapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectArtisanspt_BR
dc.subjectWomen - Employmentpt_BR
dc.subjectWorking class women - Social aspectspt_BR
dc.subjectHome economicspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleProjeto de “artesãs empreendedoras”: trajetórias de mulheres em um programa de inserção produtivapt_BR
dc.title.alternative“Handcraft-businesswoman” project: trajectorios of women which participate in a generate income projectpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação mapeia e interpreta trajetórias de mulheres participantes do projeto de geração de renda Vitrine Social, a fim de compreender os valores, relações e conflitos envolvidos nos processos de capacitação, produção e comercialização de artefatos. A pesquisa está centrada nas trajetórias de vida de quatro mulheres que participaram do Programa Vitrine Social, na cidade de Curitiba-PR entre os anos de 2010 e 2015 e que comercializam seus produtos nas feiras de artesanato de Curitiba, mais especificamente, nas feiras do Largo da Ordem e da Praça Osório. A partir de uma perspectiva de gênero, apresentamos os embates vivenciados no processo de tornar-se uma “empreendedora-artesã”, uma vez que o programa se propõe a formar empreendedoras/es. Os procedimentos metodológicos realizados para esta pesquisa qualitativa foram observação participante nas feiras de artesanato, registros em diário de campo e entrevistas que foram guiadas a partir das materialidades confeccionadas ao longo do curso: colchas de patchwork costuradas pelos grupos, portfólios de costura e outros produtos costurados. Em diálogo com as narrativas e memórias das interlocutoras deste trabalho, procuramos produzir uma imagem de todo processo: a decisão por começar a fazer o curso, a trajetória de aprendizado da costura e de noções de gestão de negócios, a formação de um grupo produtivo (e de um “projeto” coletivo), a comercialização nas feiras de artesanato, o desenvolvimento de novos produtos e, por fim, a produção dentro dos lares. Com um olhar sensível às relações e aos espaços envolvidos em cada etapa, foi possível evidenciar a não homogeneidade do processo de aprendizado e das formas de criação e produção de artefatos costurados.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8193066181761296pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Marinês Ribeiro dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2575114413225868pt_BR
dc.contributor.referee1Corrêa, Ronaldo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Mendes, Mariuze Dunajski-
dc.contributor.referee3Eggert, Edla-
dc.contributor.referee4Santos, Marinês Ribeiro dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

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