Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Mario Henrique
dc.date.accessioned2020-11-24T12:27:01Z-
dc.date.available2020-11-24T12:27:01Z-
dc.date.issued2013-10-17
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Mario Henrique do. Avaliação escolar e o papel do conselho de classe: o caso das escolas estaduais do município de Londrina - PR. 2013. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20174-
dc.description.abstractHe Class Council is a consultative and deliberative allowing evaluation of the student, the teaching and learning process and teaching practice . Furthermore , it allows the analysis of the trends and obstacles guiding the reorganization and resumption of educational activities . This work arose from the need to know if the class council is used to discuss the role of real reviews from a context of democratic management. The aim of this study was to investigate assessment practices of teachers working in Education for Youth and Adults in relation to Political Pedagogical Project and confront the official documents and references chosen for this research was carried out in the Laws of Guidelines and Bases of Education official documents federal and state Political Pedagogical Project , books , papers , periodicals and magazines . In addition , we carried out a field survey using a questionnaire with four open questions applied to a sample of ten teachers working in three schools of Regional Education Center in Londrina . It was concluded that the role of evaluation is taking action to encourage the acquisition of knowledge acquired in the educational process . So, thinking in the real purpose of the evaluation stage for taking action to encourage the acquisition of knowledge acquired in the educational process , the Council is part of the class that represents the movement of the whole organization of work at school, being one of the key components for decision attitudes and decisions for the renewal of pedagogical practicept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstudantes - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectStudents - Rating ofpt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.titleA avaliação escolar e o papel do conselho de classe: o caso das escolas estaduais do município de Londrina - PRpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO Conselho de Classe é um órgão consultivo e deliberativo que possibilita a avaliação do educando, do processo ensino e aprendizagem e da prática docente. Além disto, permite a análise dos avanços e dos obstáculos orientando a retomada e reorganização da ação educativa. Este trabalho surgiu da necessidade de saber se o conselho de classe é utilizado para discutir o real papel das avaliações a partir de um contexto de gestão democrática. O objetivo deste trabalho foi investigar práticas avaliativas de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos em relação ao Projeto Político Pedagógico e confrontar com os documentos oficiais e referências escolhidas Para isto foi realizada uma pesquisa nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação, documentos oficiais do governo federal e estadual, Projeto Político Pedagógico, livros, artigos científicos, periódicos e revistas. Além disso, realizou-se uma pesquisa de campo através de um questionário com quatro perguntas abertas aplicado a uma amostra de dez professores que atuam em três escolas do Núcleo Regional de Educação de Londrina. Concluiu-se que o papel da avaliação é a tomada de atitudes que favoreçam a aquisição do conhecimento apreendido no processo pedagógico. Portanto, pensando no real propósito da avaliação para tomada de atitudes que favoreçam a aquisição do conhecimento apreendido no processo pedagógico, se insere o Conselho de classe que representa o movimento de totalidade de organização do trabalho na escola, sendo um dos componentes chaves para tomadas de atitudes e decisões para a recondução da prática pedagógicapt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Camilo, Suseli Cristiane Alves
dc.contributor.referee1Camilo, Suseli Cristiane Alves
dc.contributor.referee2Camilo, Suseli Cristiane Alves
dc.contributor.referee3Camilo, Suseli Cristiane Alves
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EJA_I_2013_10.pdf405,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.