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dc.creatorCarvalho, Silvana Cláudia de
dc.date.accessioned2020-11-24T12:26:55Z-
dc.date.available2020-11-24T12:26:55Z-
dc.date.issued2013-12-16
dc.identifier.citationCARVALHO, Silvana Cláudia de. Gestão da educação: gestão democrática da escola pública. 2013. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20168-
dc.description.abstractThis study is based on doing a literature review of the concepts of democratic management, issue widely discussed in the context of the standards of current public policies. In this context, assessing the implications and community participation this sphere. It is essentially a review of the actual acceptance of new ways of working within the public school, knowing that to have autonomy in school harvest is not so simple task. It is not clear, given that the members of the review of public schools are in fact committed, also, there is a difficulty to achieve autonomy, essential point for the establishment of democratic management. However, the study leads to the conclusion that manage democratically is not a mission impossible, since all members of the public school to have a unison sight of the real importance of tasks focused on the welfare of the school and the local community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectAutonomia escolarpt_BR
dc.subjectComunidade e escolapt_BR
dc.subjectSchool management and organizationpt_BR
dc.subjectSchool autonomypt_BR
dc.subjectCommunity and schoolpt_BR
dc.titleGestão da educação: gestão democrática da escola públicapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por fundamento fazer uma revisão bibliográfica acerca dos conceitos de gestão democrática, tema amplamente debatido no contexto das normas das políticas públicas atuais. Neste âmbito, avaliar as implicações e participação da comunidade esta esfera. É essencial uma avaliação da real aceitação de novos moldes de trabalho dentro da escola pública, sabendo-se que para se ter autonomia na seara escolar não é tarefa tão simples. Não se vislumbra, diante da revisão que os integrantes da escola pública estão de fato comprometidos, havendo, ainda, uma dificuldade de se alcançar a autonomia, ponto essencial para o estabelecimento da gestão democrática. Contudo, o estudo remete à conclusão de que gerir democraticamente não é missão impossível, desde que todos os integrantes da escola pública tenham uma visão uníssona da real importância de tarefas focadas no bem estar da escola como da comunidade local.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Hruschka, Janete
dc.subject.cnpqEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultospt_BR
Aparece nas coleções:LD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

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