Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBochnia, Bruna Amanda
dc.date.accessioned2020-11-24T12:11:20Z-
dc.date.available2020-11-24T12:11:20Z-
dc.date.issued2013-02-23
dc.identifier.citationBOCHNIA, Bruna Amanda. Acessibilidade no âmbito do ensino a distância: uma análise da plataforma Moodle de ensino nos cursos do ensino superior. 2013.75 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20146-
dc.description.abstractWith the growth of higher education courses, and a society that has gradually citing issues such as social inclusion and digital inclusion, the distance learning and virtual learning environments is creating expectations and opening doors for many people with special needs. The virtual learning environment Moodle has been employed in various institutions of higher education, which fosters research and evaluation of behavior and their ability to meet this type of education along the need for accessibility and interactivity. Being a facilitator in the learning platform users with special needs. In this respect the present study sought to gain a position of accessibility within the Moodle platform in use by users to submit any special needs league vision.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEquipamentos de autoajuda para deficientespt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectFree computer softwarept_BR
dc.subjectInternet in educationpt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectSelf-help devices for people with disabilitiespt_BR
dc.titleAcessibilidade no âmbito do ensino a distância: uma análise da plataforma Moodle de ensino nos cursos do ensino superiorpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoCom o crescimento por cursos de ensino superior e uma sociedade que vem mencionando aos poucos, assuntos como inclusão social e inclusão digital, o ensino a distância e os ambientes virtuais de aprendizagem vem criando expectativas e abrindo portas para muitas pessoas com necessidades especiais. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle vem sendo empregado em várias instituições de ensino superior, o que estimula a pesquisa e avaliação de sua capacidade e comportamento para atender esta modalidade de ensino. Também é necessário avaliar sua acessibilidade e interatividade. Para torna-o uma plataforma facilitadora na aprendizagem de usuários com necessidades especiais. Neste aspecto o presente trabalho buscou obter um posicionamento da acessibilidade dentro da plataforma Moodle, em sua utilização por usuários que apresentassem alguma necessidade especial liga a visão.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Cusin, Cesar Augusto
dc.contributor.referee1Cusin, Cesar Augusto
dc.contributor.referee2Campos, Thiago Prado de
dc.contributor.referee3Soares, Horácio Pastor
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programDesenvolvimento Webpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Desenvolvimento Web

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_WEB_I_2013_02.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.