Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19968
Título: Percepções dos docentes sobre o uso da tecnologia no ambiente educativo do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Teachers’ perceptions of technology use in elementary school
Autor(es): Campos, Vilmara Aparecida de
Orientador(es): Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge
Palavras-chave: Percepção
Professores - Formação
Tecnologias da informação e comunicação
Perception
Teachers, Training of
Information and Communication Technology
Data do documento: 12-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAMPOS, Vilmara Aparecida de. Percepções dos docentes sobre o uso da tecnologia no ambiente educativo do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as percepções dos docentes do ensino fundamental sobre o uso da tecnologia no ambiente educativo a partir de um levantamento que envolve o período de 2013 a 2017. Optou-se como metodologia pela pesquisa bibliográfica. Essa pesquisa foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a partir de palavras-chave. Os objetivos específicos da pesquisa eram verificar se as percepções dos docentes frente ao uso da tecnologia são positivas ou negativas e também relacionar os principais usos da tecnologia na sala de aula. Todos os objetivos foram atingidos. A análise dos trabalhos expôs os pontos negativos, que estão relacionados à formação dos docentes, infraestrutura das escolas, falta de tempo para preparação de aulas, manutenção dos equipamentos tecnológicos e espaços inapropriados. Os pontos positivos do uso da tecnologia no ambiente educativo estão relacionados com a possibilidade de desenvolver as capacidades e habilidades para a pesquisa, tornando a aprendizagem mais prazerosa e inovadora. Os recursos tecnológicos utilizados, ainda que por uma minoria de docentes, são o Datashow, vídeos, o computador, o celular e a internet. Os docentes não se sentem preparados para acompanhar o ritmo da tecnologia e utilizar de forma pedagógica todos os recursos que a tecnologia pode oferecer. Os desafios apontados por eles nas pesquisas que precisam ser superados para que ocorra o uso da tecnologia no ambiente educativo são: a formação dos docentes; infraestrutura das escolas; instalações e manutenções de equipamentos; mudanças nos currículos e projetos que valorizem o uso da tecnologia no contexto em que estão inseridos. A partir deste levantamento percebe-se que há uma necessidade de mais estudos sobre o assunto, especialmente na modalidade do ensino fundamental. A pesquisa busca contribuir para uma reflexão crítica sobre a realidade das práticas pedagógicas em relação aos recursos tecnológicos, além de colaborar para que novos estudos possam surgir sobre a temática, auxiliando o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The general objective of the present research is to analyze the perceptions of teachers of elementary school about the use of technology in the educational environment. A bibliographical survey considering the period from 2013 to 2017 was conducted. The research methodology adopted was the bibliographic research. The research methodology adopted was the bibliographic research. This research was carried out on the Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), and keywords were used. The specific objectives of this research were to verify whether teachers’ perceptions regarding the use of technology are positive or negative and also to report the main teachers’ uses of technology in the classroom. All the goals were achieved. The analysis of the studies showed that the negative points are related to teacher education, school infrastructure, lack of time to prepare classes, maintenance of technological equipment and inappropriate spaces. The positive aspects of the use of technology in the educational environment are related to the possibility of developing research skills and abilities, making learning more enjoyable and innovative. The technological resources used, even though by a minority of teachers, are the Datashow, videos, the computer, the cell phone and the internet. Teachers do not feel prepared to keep pace with technology and to pedagogically use all the resources that technology can offer. The challenges pointed out by them in the research that need to be overcome só that the use of technology in the educational environment occurs are: teacher education; school infrastructure; installations and maintenance of equipment; changes in curricula and projects that value the use of technology in the context in which teachers are inserted. From this survey it is possible to notice that there is the need for more studies on the subject, especially in the modality of elementary education. The research seeks to contribute to a critical reflection on the reality of pedagogical practices in relation to technological resources, besides collaborating só that new studies can arise on the subject, helping the teaching and learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19968
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_62.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.