Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Veridiana Carla
dc.date.accessioned2020-11-24T11:20:10Z-
dc.date.available2020-11-24T11:20:10Z-
dc.date.issued2018-09-11
dc.identifier.citationMACHADO, Veridiana Carla. Coautoria do aluno mediada pelas tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua inglesa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19967-
dc.description.abstractThis research theme is the importance of the use of the Information and Communication Technologies (ICT) in the classroom. It intends to put the student closer to digital reality and make the student become co-author in the teaching and learning process to increase his autonomy. It aims at showing the new teachers roles using technologies as a guidance counselor and pedagogical practice mediator. It also approaches the language teaching to cultural aspects to introduce the student in the society of the target language. It is not possible to teach a language far from cultural issues, since one is interrelated to another. This research is a qualitative, descriptive, theoretical case study. The data collection was carried out by interviewing ten teachers in a municipal elementary school in Rio Negro – PR (this school was chosen among five schools where the researcher works, since it is public and it has various technologies. And the institution showed interest in participating). The questions were about teachers’ opinion about technological artifacts and if they use various technologies in the classroom. This research, after analyzing the interviews, presents a reflection about the theme and some suggestions to improve students co-authorship in the use of the Information and Communication Technologies in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]pt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologypt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teaching - French, [Spanish, etc.] speakerspt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.titleCoautoria do aluno mediada pelas tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua inglesapt_BR
dc.title.alternativeStudent co-authorship mediated by information and communication technologies in english language teachingpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula, com os objetivos de tornar o aluno mais próximo de sua realidade digital; fazer com que o mesmo se torne coautor do processo de ensino e aprendizagem e amplie a sua autonomia. Objetiva, ainda mostrar o novo papel do professor perante as tecnologias como orientador e mediador da prática pedagógica. Também abordará o ensino do idioma em conjunto com os aspectos culturais para incluir o discente na sociedade dos falantes nativos da língua alvo, pois não há como ensinar um idioma isolado da questão cultural, já que um está interligado ao outro. Desse modo, a disciplina parecerá mais concreta, pois com a internet tão presente no cotidiano, outro país, outra cultura, outro idioma está a apenas um click de distância. A pesquisa, quanto aos procedimentos, é um estudo de caso; quanto à abordagem é qualitativa, quanto aos objetivos é descritiva e quanto à natureza é teórica. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas realizadas com dez docentes do Ensino Fundamental I de uma escola municipal da cidade de Rio Negro – PR (escola esta escolhida entre as cinco das quais a pesquisadora trabalha, por ser pública e por possuir diversas tecnologias e perceber que a instituição demonstrou interesse em participar), questionando qual era a opinião dos docentes em relação aos artefatos tecnológicos e se os mesmos utilizavam diversas tecnologias em sala de aula. Após a análise das entrevistas, apresenta-se uma reflexão sobre o tema e algumas sugestões para melhorar a coautoria dos alunos no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
dc.contributor.referee1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
dc.contributor.referee2Marriott, Rita de Cássia da Veiga
dc.contributor.referee3Kucharski, Marcus Vinicius Santos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_61.pdf479,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.