Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRuthes, Rafaela Eloisa
dc.date.accessioned2020-11-24T11:19:55Z-
dc.date.available2020-11-24T11:19:55Z-
dc.date.issued2018-09-22
dc.identifier.citationRUTHES, Rafaela Eloisa. O uso das TICs no ensino da modalidade EJA: uma visão sobre a utilização de celulares nas práticas escolares. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19959-
dc.description.abstractWith the presence of cellular phones in the classroom and the need for education to meet the specificities of education in the EJA modality, it was necessary to carry out this research. The objective of this work is to analyze the potentialities of the use of mobile technologies in the view of learners. To develop this research collected data with 42 students enrolled in the EJA in the Municipal School of Basic Education Aroldo de Azevedo, in modules 3B, 4A 4B. The issues addressed issues related to the presence of cell phones in the students' lives and the view of these as the insertion of these technologies in the schooling process. The data showed the importance of the cell phones in the students' daily life, being through it the first contact with the internet for many students. Regarding the use of mobile phones in the educational process, a positive evaluation was observed by the students, and the possible use perceived a superficial vision focused only on research and access to information. It is essential to reflect on the use of mobile phones in the educational process, taking advantage of students' positive views on this process. Activities undertaken in any way may develop resistance from students to use. It is necessary to develop work reflecting in everyday use practices to assist teachers in this process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTelefone na educaçãopt_BR
dc.subjectTelefone celularpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectTelephone in educationpt_BR
dc.subjectCell phonespt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectDigital dividept_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.titleO uso das TICs no ensino da modalidade EJA: uma visão sobre a utilização de celulares nas práticas escolarespt_BR
dc.title.alternativeThe use of TICs in the teaching of the EJA modality: a view on the use of cell phones in school practicespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoCom presença dos celulares na celulares na sala de aula e a necessidade da educação atender as especificidades da educação na modalidade EJA levaram a necessidade da realização dessa pesquisa. O objetivo desse trabalho é analisar as potencialidades da utilização das tecnologias móveis na visão dos educandos. Para desenvolver essa pesquisa coletados dados com 42 alunos matriculados no EJA na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aroldo de Azevedo, nos módulos 3B,4A 4B. As questões abordavam questões relacionadas a presença dos celulares na vida dos alunos e a visão destes quanto a inserção dessas tecnologias no processo de escolarização. Os dados mostraram a importância dos celulares no cotidiano dos alunos, sendo através dele o primeiro contato com a internet para muitos alunos. Quanto a utilização dos celulares no processo educativo observou-se uma avaliação positiva por parte dos alunos, quanto as possíveis utilização percebe-se uma visão superficial focada apenas na pesquisa e ao acesso a informações. É essencial refletir sobre a utilização dos celulares no processo educativo, aproveitando a visão positiva dos alunos sobre esse processo. Atividades realizadas de qualquer forma podem desenvolver resistência dos alunos para a utilização. Mostra-se necessário o desenvolvimento de trabalhos refletindo em práticas de utilização cotidiana para auxiliar os professores nesse processo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Motta, Marcelo Souza
dc.contributor.referee1Motta, Marcelo Souza
dc.contributor.referee2Filietaz, Marta Rejane Proença
dc.contributor.referee3Kucharski, Marcus Vinicius Santos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_48.pdf424,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.