Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Jéssica
dc.date.accessioned2020-11-24T11:19:17Z-
dc.date.available2020-11-24T11:19:17Z-
dc.date.issued2018-09-04
dc.identifier.citationGOMES, Jéssica. O uso de software livre no ensino da matemática com alunos do CEJA. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Caçador, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19934-
dc.description.abstractThe present research has the theme of teaching mathematics to young people and adults, with the help of free software, considering that the use of new and emerging technologies provides the teaching of mathematics, the materialization of knowledge. Many learners tend to present numerous difficulties in this discipline at the beginning of school life; if they are not remedied, the difficulties may remain at all other levels of education. In Youth and Adult Education, the more the study becomes present and useful in its daily life, the more receptive and instigated it will be. In this perspective, it was found that the high school students, in the CEJA mode, of the Municipal School Ulysses Guimarães, of the city of Caçador, Santa Catarina, presented some difficulties in the teaching of Mathematics of Elementary School II. Faced with this problem, this work aims to analyze the use of free software, as a resource to minimize the difficulties presented in learning mathematics. This qualitative research is a case study; for the accomplishment of this study, we applied two questionnaires for the students, one to guide the work and to identify the difficulties that presented themselves in the concepts of elementary education I in the Mathematics discipline, and another one, after the use of the software, in which the students informed if this resource facilitated their learning process, the proposal for the two questionnaires, were elaborated according to the reality that each student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectFree computer softwarept_BR
dc.titleO uso de software livre no ensino da matemática com alunos do CEJApt_BR
dc.title.alternativeThe use of free software in teaching mathematics with JSCA studentspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como tema o ensino da matemática para jovens e adultos, com o auxílio de softwares livres, considerando que o uso de novas e emergentes tecnologias proporciona ao ensino da matemática, a materialização do conhecimento. Muitos educandos tendem a apresentar inúmeras dificuldades nesta disciplina no início da vida escolar; se as mesmas não forem sanadas, as dificuldades podem permanecer em todos os demais níveis de ensino. Na Educação de Jovens e Adultos, quanto mais o estudo se fizer presente e útil no seu cotidiano, mais receptivos e instigados os mesmos serão. Nesta perspectiva, constatou-se que os alunos do Ensino Médio, na modalidade CEJA, da Escola Municipal Ulysses Guimarães, da cidade de Caçador, Santa Catarina, apresentaram algumas dificuldades no ensino da Matemática do Ensino Fundamental II. Diante desta problemática, este trabalho tem por objetivo analisar o uso dos softwares livres, como um recurso para minimizar as dificuldades apresentadas na aprendizagem da matemática. Esta pesquisa qualitativa é um estudo de caso; para a realização deste estudo, aplicamos dois questionários para os alunos, um para nortear o trabalho e identificar as dificuldades que se apresentaram nos conceitos de ensino fundamental I na disciplina de Matemática, e outro, após o uso dos softwares, no qual os alunos informaram se esse recurso facilitou seu processo de aprendizagem, a proposta para os dois questionários, foram elaboradas de acordo com a realidade que cada aluno.pt_BR
dc.degree.localCaçadorpt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
dc.contributor.referee1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
dc.contributor.referee2Oliveira, Oséias Santos de
dc.contributor.referee3Marriot, Rita de Cássia Veiga
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_28.pdf544,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.