Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLombe, Claudinei
dc.date.accessioned2020-11-24T11:19:06Z-
dc.date.available2020-11-24T11:19:06Z-
dc.date.issued2018-09-22
dc.identifier.citationLOMBE, Claudinei. Projeto Aprender a Fazer Fazendo através das TICs: uma proposta de prática pedagógica na aula de educação física escolar com uma leitura crítica da mídia nas práticas esportivas. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19924-
dc.description.abstractThe present research aims to reflect on the influence of sports media in the teaching of sports in the school environment. The feasibility of applying a pedagogical practice proposal with the objective of developing students' critical sense of the influence they are subjected by the sports media. Pedagogical proposal developed based on the four pillars of education and applied in a public school in the State of São Paulo by the physical education teacher, with high school students of the first, second and third years in the school year of 2018. Comparing the results obtained in the first two months with those obtained in the second two months after the intervention of the teacher, analyze the behavioral changes in relation to the greater participation of the practical classes, through the methodology of action research in the light of theories of multiple intelligences and the Community of Participation (CoP) and the use of ICTs as pedagogical tools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de educação físicapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectTelevisão e esportes - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectPhysical education and training - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysical education teacherspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectTelevision and sports - Social aspectspt_BR
dc.titleProjeto Aprender a Fazer Fazendo através das TICs: uma proposta de prática pedagógica na aula de educação física escolar com uma leitura crítica da mídia nas práticas esportivaspt_BR
dc.title.alternativeLearning to Do Doing Project through ICT: a proposal of pedagogical practice in the school physical education class with a critical reading of the media in sports practicespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a influência da mídia esportiva no ensino do esporte no ambiente escolar. A viabilidade de aplicar uma proposta de prática pedagógica com objetivo de desenvolver o senso crítico dos alunos sobre a influência em que estão submetidos pela mídia esportiva. Proposta pedagógica desenvolvida com base nos quatro pilares da educação e aplicada em uma escola da rede pública do Estado de São Paulo pelo professor de educação física, com alunos do ensino médio do primeiro, segundo e terceiro anos no ano letivo de 2018. Comparando os resultados obtidos no primeiro bimestre com os obtidos no segundo bimestre após a intervenção do professor, analisar as mudanças de comportamento em relação a maior participação das aulas práticas, através da metodologia de pesquisa-ação sob a luz das teorias das inteligências múltiplas e da Comunidade de Participação (CoP) e com a utilização da TICs como ferramentas pedagógicas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Motta, Marcelo Souza
dc.contributor.referee1Motta, Marcelo Souza
dc.contributor.referee2Liao, Tarliz
dc.contributor.referee3Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_11.pdf2,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.