Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Emilly Fidelix da
dc.date.accessioned2020-11-24T11:19:03Z-
dc.date.available2020-11-24T11:19:03Z-
dc.date.issued2018-09-11
dc.identifier.citationSILVA, Emilly Fidelix da. PowToon e sala de aula: elementos para uma educação inovadora. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19921-
dc.description.abstractIn the last twenty years, technology has been gaining more and more space in people's daily lives, contemporaneity is marked by electronic devices of all kinds and with the most diverse functions. In addition to transforming our notion of time, relationships and even worldview, technology has also impacted school practices. The fact is that the school has not been transformed at the same speed as our lives, filled with applications, devices, the internet and now they are looking for ways to insert them without losing their fundamental role: to educate. Because the media have taken such space in our lives, so quickly, many teachers who are active, find it difficult to insert them into their school routine: sometimes because of discomfort and ignorance of how to use them, sometimes for not having had the necessary basic training, and sometimes to think them unnecessary to the teaching practice. This work, therefore, aims to bring the discussion to the surface, realizing the nuances and the problem of innovation in the classroom, opening space for a tool and teaching techniques applicable to it: PowToon, a free and optional tool paid, which allows the creation of presentations by means of animation. Thus, through the theme of Financial Education, the objective of this work is to present the debate to the teaching public, and to introduce possible teaching techniques to be inserted in the classroom with the tool, be it for teachers experienced with technology, or for those who prefer to mediate.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnimação por computadorpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectSistemas multimídiapt_BR
dc.subjectComputer animationpt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectMultimedia systemspt_BR
dc.titlePowToon e sala de aula: elementos para uma educação inovadorapt_BR
dc.title.alternativePowToon and classroom: elements for an innovative educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNos últimos vinte anos, a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas, a contemporaneidade aparece marcada por aparelhos eletrônicos de todo o tipo e com as mais diversas funções. Além de transformar nossa noção de tempo, de relacionamentos e mesmo de visão de mundo, a tecnologia vem impactando, também, as práticas escolares. O fato é que a escola não se transformou na mesma velocidade em que nossas vidas, repletas por aplicativos, aparelhos, internet e agora vem buscando maneiras de inseri-las sem perder seu papel fundamental: educar. Pelo fato de os meios terem tomado tal espaço em nossas vidas, de maneira tão veloz, muitos professores que estão em atividade, encontram dificuldades em inseri-las em seu cotidiano escolar: às vezes por desconforto e desconhecimento de como usá-los, às vezes por não ter tido formação base necessária, ou ainda, por pensá-los desnecessários à prática docente. Este trabalho, portanto, tem o objetivo de trazer a discussão à tona, percebendo as nuances e a problemática da inovação em sala de aula, abrindo espaço para uma ferramenta e técnicas de ensino aplicáveis com ela: o PowToon, uma ferramenta gratuita e com opção paga, que permite a criação de apresentações por meio de animação. Desse modo, através da temática da Educação Financeira, esse trabalho apresentará o debate ao público docente, introduzindo técnicas de ensino possíveis de serem inseridas em sala de aula com a ferramenta, seja para professores experientes com a tecnologia, seja para aqueles que preferem mediar.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Bridi, Jamile Cristina Ajub
dc.contributor.referee1Bridi, Jamile Cristina Ajub
dc.contributor.referee2Oliveira, Oséias Santos de
dc.contributor.referee3Motta, Marcelo Souza
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_19.pdf513,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.