Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Cássio Nascimento
dc.date.accessioned2020-11-24T11:18:57Z-
dc.date.available2020-11-24T11:18:57Z-
dc.date.issued2018-09-15
dc.identifier.citationSOUZA, Cássio Nascimento. O aluno repórter e a produção de minidocumentários no ensino médio. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19914-
dc.description.abstractLa tecnología se está convirtiendo en una realidad en el día a día de las personas, lo que hace necesario pensar, que las TIC's pueden y deben ser un aliado en el proce-so de enseñanza y aprendizaje. Este trabajo tiene como objetivo proponer la implan-tación de la producción de minidocumentales en las escuelas públicas para los alumnos de la secundaria. Para el desarrollo de este estudio, utilizamos el abordaje cualitativo, teniendo como parámetro la investigación bibliográfica y de campo. La escuela que ha sido nuestro laboratorio fue la Escuela Estatual Marcelo Tulman Ne-to ubicada en la Zona Este de São Paulo. En esta escuela, los alumnos produjeron un mini documental com o objetivo de entender la realidad del barrio alrededor. El trabajo está dividido en los siguientes capítulos: primer capítulo los fundamentos le-gales para el uso de la tecnología en el proceso de enseñanza y aprendizaje; en el segundo capítulo se reflexionó sobre el mito de la cueva de Platón; el tercer capítulo discutir el documental como proceso creativo; el cuarto capítulo presenta el proceso de construcción del minidocumental; el quinto la producción del guión; en el séptimo y en el octavo se presenta la experiencia realizada en la escuela Escola Estadual Marcelo Tulman Neto y los resultados obtenidos con la producción del minidocumen-tal que demostró que el uso de la tecnología utilizada de forma coherente y contex-tualizada puede ser un gran aliado en el proceso de enseñanza y el aprendizaje.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDocumentário (Cinema) - Produção e direçãopt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectDocumentary films - Production and directionpt_BR
dc.subjectCritical thinkingpt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectAudio-visual materialspt_BR
dc.titleO aluno repórter e a produção de minidocumentários no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeEl alumno periodista y la producción de minidocumentales en la secundariapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA tecnologia está se tornando uma realidade no dia a dia das pessoas, o que faz necessário pensar que a TIC’s podem e devem ser um aliado no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo propor a implantação da produção de minidocumentário nas escolas públicas para alunos do Ensino Médio. Para o de-senvolvimento deste estudo, utilizamos a abordagem qualitativa, tendo como parâ-metro a pesquisa bibliográfica e de campo. A escola que serviu como laboratório foi a Escola Estadual Marcelo Tulman Neto localizada na Zona Leste de São Paulo. Nesta escola, os alunos produziram um minidocumentário com o objetivo entender de a realidade do bairro ao redor. O trabalho está dividido nos seguintes capítulos: primeiro capítulo os fundamentos legais para o uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem; no segundo capítulo refletiu-se sobre o mito da caverna de Platão; o terceiro capítulo abordaremos o documentário como processo criativo; o quarto capítulo apresenta o processo de construção do minidocumentário; o quinto a produção do roteiro; o sexto a pré-produção do minidocumentário; no sétimo e no oitavo é apresentada a experiencia realizada na Escola Estadual Marcelo Tulman Neto e os resultados obtidos com a produção do minidocumentário que demonstrou que o uso da tecnologia utilizado de forma coerente e contextualizado pode ser um grande aliado no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Mandaji, Carolina Fernandes da Silva
dc.contributor.referee1Mandaji, Carolina Fernandes da Silva
dc.contributor.referee2Souza, Maurini de
dc.contributor.referee3Catto, Camilo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_10.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.