Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1981
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMuniz-Oliveira, Siderlene-
dc.date.accessioned2017-02-17T12:27:34Z-
dc.date.available2018-07-01-
dc.date.available2017-02-17T12:27:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene. Resenha e verbos de dizer: escrita acadêmica. Curitiba: UTFPR Editora, 2016. 126 p.pt_BR
dc.identifier.isbn9788570141613pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1981-
dc.description.abstractThis book aims to present a study about academic review genre in order to contribute to the teaching and learning process about this genre (and similar), specially, referring to the verbs used to make reference to reviewed book author. We adopt as theoretical and methodological framework authors in the language field as Authier-Revuz (2001) and Maingueneau (1997, 2001), that study reported speech forms; and authors from sociodiscursive interactionism as Dolz and Schneuwly (1998), which present language operation involved in a language action materialized in a text form, and Bronckart (2003, 2006), which proposes a theoretical framework for text analysis. The results show there are several verbs that can be used to report the speech in a review that refer to language operations, because, the review writer, when reports the book, he/she interprets the language operations developed by book author. Thus, the students difficulty to use the appropriated verbs to introduce reported speech is intrinsically related to the fact that he/she doesn't comprehend the language operations developed by reviewed book author. For review and similar genres production, it's necessary to master several language operations involved in reading a book to be reviewed aims at the appropriated meaning construction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUTFPR Editorapt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectElaboração de resenhas - Técnicapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectComunicação escritapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Semânticapt_BR
dc.subjectLingüística aplicadapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Aspecto verbalpt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBook reviewingpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectWritten communicationpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Semanticspt_BR
dc.subjectApplied linguisticspt_BR
dc.subjectPortuguese language - Aspectpt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingpt_BR
dc.titleResenha e verbos de dizer: escrita acadêmicapt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.description.resumoEste livro tem como objetivo apresentar um estudo sobre o gênero resenha acadêmica a fim de apontar subsídios para o processo de ensino-aprendizagem desse gênero (e de semelhantes), em especial, referentes ao emprego de verbos utilizados para fazer citação do autor do livro a ser resenhado. Utilizamos como pressupostos teórico-metodológicos autores da área da linguagem como Authier-Revuz (2001) e Maingueneau (1997, 2001), que estudam formas de discurso relatado (DR); e autores do interacionismo sociodiscursivo como Dolz e Schneuwly (1998), que apresentam operações de linguagem envolvidas numa ação de linguagem materializada sob a forma de texto, e Bronckart (2003, 2006), que propõe um quadro teórico para a análise de textos. Os resultados mostram que são diversos os verbos que podem ser usados para relatar o discurso numa resenha, que se referem às operações de linguagem, pois, o escritor da resenha, ao descrever o livro, interpreta as operações de linguagem desenvolvidas pelo autor do livro. Desse modo, a dificuldade dos alunos para empregar os verbos adequados para introduzir o DR está intrinsecamente ligada ao fato de que ele não compreende as operações de linguagem desenvolvidas pelo autor do livro resenhado. Para a produção de resenhas e de gêneros semelhantes, é necessário dominar as diversas operações de linguagem envolvidas na leitura do livro a ser resenhado para a adequada construção de sentido.pt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
resenhaverbos_iniciais.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
resenhaverbos.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons