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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1981
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Muniz-Oliveira, Siderlene | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-17T12:27:34Z | - |
dc.date.available | 2018-07-01 | - |
dc.date.available | 2017-02-17T12:27:34Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene. Resenha e verbos de dizer: escrita acadêmica. Curitiba: UTFPR Editora, 2016. 126 p. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788570141613 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1981 | - |
dc.description.abstract | This book aims to present a study about academic review genre in order to contribute to the teaching and learning process about this genre (and similar), specially, referring to the verbs used to make reference to reviewed book author. We adopt as theoretical and methodological framework authors in the language field as Authier-Revuz (2001) and Maingueneau (1997, 2001), that study reported speech forms; and authors from sociodiscursive interactionism as Dolz and Schneuwly (1998), which present language operation involved in a language action materialized in a text form, and Bronckart (2003, 2006), which proposes a theoretical framework for text analysis. The results show there are several verbs that can be used to report the speech in a review that refer to language operations, because, the review writer, when reports the book, he/she interprets the language operations developed by book author. Thus, the students difficulty to use the appropriated verbs to introduce reported speech is intrinsically related to the fact that he/she doesn't comprehend the language operations developed by reviewed book author. For review and similar genres production, it's necessary to master several language operations involved in reading a book to be reviewed aims at the appropriated meaning construction. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UTFPR Editora | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.subject | Elaboração de resenhas - Técnica | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Comunicação escrita | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Semântica | pt_BR |
dc.subject | Lingüística aplicada | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Aspecto verbal | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e línguas - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Book reviewing | pt_BR |
dc.subject | Discourse analysis | pt_BR |
dc.subject | Written communication | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Semantics | pt_BR |
dc.subject | Applied linguistics | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Aspect | pt_BR |
dc.subject | Language and languages - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Resenha e verbos de dizer: escrita acadêmica | pt_BR |
dc.type | book | pt_BR |
dc.description.resumo | Este livro tem como objetivo apresentar um estudo sobre o gênero resenha acadêmica a fim de apontar subsídios para o processo de ensino-aprendizagem desse gênero (e de semelhantes), em especial, referentes ao emprego de verbos utilizados para fazer citação do autor do livro a ser resenhado. Utilizamos como pressupostos teórico-metodológicos autores da área da linguagem como Authier-Revuz (2001) e Maingueneau (1997, 2001), que estudam formas de discurso relatado (DR); e autores do interacionismo sociodiscursivo como Dolz e Schneuwly (1998), que apresentam operações de linguagem envolvidas numa ação de linguagem materializada sob a forma de texto, e Bronckart (2003, 2006), que propõe um quadro teórico para a análise de textos. Os resultados mostram que são diversos os verbos que podem ser usados para relatar o discurso numa resenha, que se referem às operações de linguagem, pois, o escritor da resenha, ao descrever o livro, interpreta as operações de linguagem desenvolvidas pelo autor do livro. Desse modo, a dificuldade dos alunos para empregar os verbos adequados para introduzir o DR está intrinsecamente ligada ao fato de que ele não compreende as operações de linguagem desenvolvidas pelo autor do livro resenhado. Para a produção de resenhas e de gêneros semelhantes, é necessário dominar as diversas operações de linguagem envolvidas na leitura do livro a ser resenhado para a adequada construção de sentido. | pt_BR |
dc.publisher.local | Dois Vizinhos | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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