Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Jhonatas Mayke Junkes
dc.date.accessioned2020-11-23T20:21:33Z-
dc.date.available2020-11-23T20:21:33Z-
dc.date.issued2019-08-29
dc.identifier.citationCARVALHO, Jhonatas Mayke Junkes. Ensino de geografia e realidade aumentada: ação didática com o uso do aplicativo LandscapAR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19650-
dc.description.abstractTechnological advances have transformed the way people communicate and behave in the Information Society. In the school environment, the relations of teaching and learning have changed, the current generation of students has different ways of being, acting and thinking than previous generations. Therefore, the traditional teaching model finds it difficult to access and promote meaningful learning for students, who from an early age are under the influence of cyberculture. In this sense, there is a need to adopt new pedagogical conducts, which consider the current technological context and recognize the new educational demands created by the diffusion of digital technologies and cyberculture, in order to provide active, creative, interactive, collaborative, and meaningful learning. Digital technologies.From this context, the case study proposes a didactic-pedagogical action, conceptual appropriation activity, in a digital technological approach, describes and makes observations about the participation of its target audience (first year high school students). The teaching-learning situation seeks to promote the teaching of geography through the use of LandscapAR augmented reality application, Whatsapp social software, smartphones and the web. The proposal brings a literature review, presents the methodology, indicates the materials used, themes and concepts of the Geography discipline to be explored in LandscapAR, as well as makes observations about the application of the proposal. The study organization considers ubiquitous information, provides learning in different spaces and times, beyond the physical boundaries of the classroom, adopts hybrid space and makes use of locative media and the web. It enables the exercise of media literacy in the expectation of developing digital wisdom, by helping students learn to learn and produce in digital language. The LandscapAR application allows the student to overcome the difficulties of abstraction and imagination of relief shapes, found by reading the contours in a simple cartogram. The app recognizes these altimetric lines through the smartphone’s camera and generates three-dimensional images that are projected into the physical environment of the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteraciapt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.titleEnsino de geografia e realidade aumentada: ação didática com o uso do aplicativo LandscapARpt_BR
dc.title.alternativeGeography and augmented reality teaching: didactic action using the LandscapAR applicationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoOs avanços tecnológicos transformaram a forma como as pessoas se comunicam e se comportam, na Sociedade da Informação. No ambiente escolar, as relações de ensino e aprendizagem tem se modificado, a atual geração de discentes possui maneiras de ser, agir e pensar diferentes das gerações anteriores. Portanto o modelo de ensino tradicional, encontra dificuldades em acessar e promover uma aprendizagem significativa, aos discentes, que desde muito cedo estão sob influência da cibercultura. Neste sentido há a necessidade de adotar novas condutas pedagógicas, que considerem o atual contexto tecnológico e reconheçam as novas demandas educacionais criadas pela difusão das tecnologias digitais e cibercultura, a fim de proporcionar uma aprendizagem ativa, criativa, interativa, colaborativa, e significativa mediada por tecnologias digitais. A partir desse contexto, o estudo de caso propõe uma ação didático-pedagógica, atividade de apropriação conceitual, numa abordagem tecnológica digital, descreve e faz observações sobre a participação de seu público-alvo(discentes cursistas do primeiro ano do ensino médio).A situação de ensino-aprendizagem busca promover o ensino de Geografia a partir do uso do aplicativo de realidade aumentada LandscapAR, do software social Whatsapp, de smartphones e da web.A proposta traz uma revisão de literatura,apresenta a metodologia, indica os materiais utilizados, temáticas e conceitos da disciplina de Geografia a serem explorados no LandscapAR, bem como faz observações sobre a aplicação da proposta. A organização do estudo considera a informação ubíqua, proporciona a aprendizagem em espaços e em tempos diferentes, para além dos limites físicos da sala de aula, adota o espaço híbrido e faz uso das mídias locativas e da web. Oportuniza o exercício da literacia midiática na expectativa de desenvolver a sabedoria digital, ao favorecer com que os discentes aprendam a aprender e a produzir na linguagem digital. O aplicativo LandscapAR permite que o discente supere as dificuldades de abstração e imaginação das formas do relevo, encontradas a partir da leitura das curvas de nível em um simples cartograma. O aplicativo reconhece essas linhas altimétricas através da câmera do smartphone e gera imagens tridimensionais, que são projetadas no ambiente físico da sala de aula.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Liao, Tarliz
dc.contributor.referee1Liao, Tarliz
dc.contributor.referee2Semele, Alberto Marinho Ribas
dc.contributor.referee3Motta, Marcelo Souza
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_27.pdf706,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.