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dc.creatorSilveira, Luan Lino
dc.date.accessioned2020-11-23T20:09:23Z-
dc.date.available2020-11-23T20:09:23Z-
dc.date.issued2016-10-27
dc.identifier.citationSILVEIRA, Luan Lino. Os desafios da avaliação econômico financeira de empresas de micro e pequeno porte do setor de restaurantes. 2016. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Financeira) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19598-
dc.description.abstractThe present work is a research that approaches the relationship between the information present in the financial statements and the applicability of the methods of valuation of companies. For this purpose, the fundamental concepts of company valuation and its methods, as well as the concepts of analysis of the financial statements, their tools and methods, were searched for. In the the literature review the nature of the companies was also aproached, mainly the microenterprises due to their expressive participation in the economic scenario. As for the analyzed population, we have that this is the one of the market of restaurants and the collected sample delimits the city of Curitiba, Paraná. As for the methodology, data collection was used with the authorization of the companies’ managers, therefore, this is a qualitative research of descriptive analytical nature, having as a study scope descriptive amplitude and the temporal dimension the second semester of 2016. Through the Microenterprises' equity profile, through aspects such as composition of assets, liabilities, third party participation and indebtedness maturity, where questions were raised regarding liquidity and equity behavior in the period studied, freight to the profitability of these companies in comparison to the Marketplace. Thus, in order to identify differences and asymmetries between the market and the companies studied, these asymmetries were related to the difficulties involved in the application of the valuation methods of companies, with the aim, that the divergences found resulted in a difficult application of the models, When it is not impossible to apply it properly, to a fair value evaluation analysis, since many adjustments will be necessary in order to validate the data or bring them closer to the market reality, so that the analyst can incur In this process, in distortions of the company's results and behavior, and consequently of its valuation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEmpresas - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectBalanço (Contabilidade) - Análisept_BR
dc.subjectBusiness enterprises - Evaluationpt_BR
dc.subjectSmall businesspt_BR
dc.subjectFinancial statements - Analysispt_BR
dc.titleOs desafios da avaliação econômico financeira de empresas de micro e pequeno porte do setor de restaurantespt_BR
dc.title.alternativeThe challenges of the financial-economic evaluation in micro and small size companies in the restaurant sectorpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma pesquisa que aborda a relação entre as informações presentes nas demonstrações contábeis e aplicabilidade dos métodos de avaliação de empresas. Para tanto, buscou-se para realização das análises os conceitos fundamentais sobre avaliações de empresas e os seus métodos, assim como os conceitos de análise das demonstrações contábeis, suas ferramentas e métodos. Na revisão da literatura também foi abordado sobre a natureza das empresas, principalmente as microempresas devido sua expressiva participação no cenário econômico. Quanto à população analisada, tem-se que esta é a do mercado de restaurantes e a amostra coletada se delimita a cidade de Curitiba, Paraná. Quanto à metodologia, utilizou-se da coleta de dados mediante autorização dos responsáveis das empresas, portanto, esta é uma pesquisa qualitativa de natureza analítica descritiva tendo como escopo de estudo amplitude descritiva e a dimensão temporal o segundo semestre de 2016. Por meio dos dados foi observado o perfil patrimonial das microempresas, através de aspectos como composição de ativo, passivo, participação de terceiros e maturidade de endividamento onde se levantou questões quanto a situações de liquidez e comportamento patrimonial no período estudado, frente à rentabilidade destas empresas em comparação ao mercado. Assim, identificada divergências e assimetrias entre o mercado e as empresas estudadas relacionou-se, estas assimetrias, às dificuldades que implicariam à aplicação dos métodos de avaliação de valor das empresas, tendo por fim, que as divergências encontradas resultaram numa dificultosa aplicação dos modelos, quando a não, impossibilidade de sua aplicação de forma adequada, a uma análise de avaliação de valor justo, uma vez que muitos ajustes serão necessários, a fim de, validar os dados ou aproxima-los da realidade de mercado, podendo assim, o analista incorrer, neste processo, em distorções dos resultados e do comportamento da empresa, e por consequência, de sua avaliação de valor.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Sarraff, Michel
dc.contributor.referee1Sarraf, Michel
dc.contributor.referee2Lemes Júnior, Antônio Barbosa
dc.contributor.referee3Torres, Ricardo Lobato
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Financeirapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRApt_BR
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