Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Elaine Aparecida Regiani de-
dc.date.accessioned2017-02-09T18:36:53Z-
dc.date.available2017-02-09T18:36:53Z-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.citationCAMPOS, Elaine Aparecida Regiani de. Proposta de um modelo para mensuração de confiança em redes horizontais de empresas. 2016 141 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1956-
dc.description.abstractThis study aims to propose and to apply a model to measure trust among companies belonging to a horizontal cooperation network. For this, a Systematic Literature Review (RBS) process was developed, using Methodi Ordinatio, forming a portfolio of qualified 78 papers, base for the model development. From this portfolio, three prospects for analysis of trust emerged: Barriers, Externalities and trust-building factors, which unfolded in 8 dimensions, 17 factors and 54 variables. Weighting was done to dimensions. To this, the Analytic Hierarchy Process (AHP) multicriteria decision method was used. Two instruments of research were created in order to assess the perceptions and expectations of companies in relation to the trust factor between the components of a horizontal network of companies. The model was applied in a horizontal collaborative network in TI sector. After this Cronbach's alpha test was used for checking the instrument's internal consistency. The model showed to be easy to apply with the application of the model, it was realized that it is easy to apply, and it allowed to devise a scenario in accordance with the perception, that is, the practices observed by entrepreneurs, and expectations also assessing barriers externalities and factors. It was possible to perceive, for the network studied, that there is trust between partners, however to perceptions exceed expectations, it is necessary to develop actions to encourage partners to cooperate in this network has a successful and the bonds of trust may be higher.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConfiançapt_BR
dc.subjectInstrumentos de mediçãopt_BR
dc.subjectRedes de negóciospt_BR
dc.subjectConfidencept_BR
dc.subjectMeasuring instrumentspt_BR
dc.subjectBusiness networkspt_BR
dc.titleProposta de um modelo para mensuração de confiança em redes horizontais de empresaspt_BR
dc.title.alternativeProposal of a model for mensuring trust in horizontal cooperation networks companiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo desenvolver e aplicar um modelo de avaliação do nível de confiança entre empresas que atuam em redes horizontais de empresas. Para isto, foi desenvolvido um processo de Revisão Sistemática de Literatura (RBS), utilizando a metodologia Methodi Ordinatio. Como resultado obteve-se um portfólio de 78 artigos qualificados, sendo esses os utilizados como base para o desenvolvimento do modelo. A partir do portfólio identificou-se três perspectivas para análise da confiança: Barreiras, Externalidades e Fatores de construção de confiança, que se desdobraram em 8 dimensões, 17 fatores e 54 variáveis. Para a ponderação dos fatores, foi utilizado o método multicritério de apoio a decisão Analytic Hierarchy Process (AHP). Dessa forma foi possível desenvolver um Modelo de Avaliação de confiança baseado em Percepções e Expectativas (MAPE), constituído por dois instrumentos: avaliação das percepções e identificação das expectativas dos empresários em relação ao fator confiança entre os componentes de uma rede horizontal de empresas. O modelo foi posteriormente aplicado em uma rede de empresa do setor de tecnologia da informação na cidade de Ponta Grossa-PR. Após isso foi aplicado o teste Alfa de Cronbach para verificação da consistência interna do instrumento, o qual foi considerado como aceitável. O modelo mostrou-se de fácil aplicação, e permitiu elaborar um cenário de acordo com as percepções e as expectativas em nível individual e para a rede de empresa. Foi possível concluir para a rede de empresas estudada que existe confiança entre os parceiros no entanto para que as percepções superem as expectativas é necessário que sejam desenvolvidas ações que encorajem os parceiros a cooperar para que essa rede tenha maior sucesso e que os laços de confiança possam ser maiores.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9268806665635701pt_BR
dc.contributor.advisor1Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pontes, Joseane-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023133185335184pt_BR
dc.contributor.referee1Lara, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee2Francisco, Antônio Carlos de-
dc.contributor.referee3Sola, Antônio Vanderlei Herrero-
dc.contributor.referee4Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Campos, Elaine Aparecida Regiane de_2016.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.