Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Marcelo Soares
dc.date.accessioned2020-11-23T19:50:23Z-
dc.date.available2020-11-23T19:50:23Z-
dc.date.issued2018-10-15
dc.identifier.citationSANTOS, Marcelo Soares. Elaboração de um procedimento para seleção de fornecedores de matéria prima em uma indústria pneumática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19510-
dc.description.abstractThe suppliers selection is a strategic theme for the most large companies, because to have qualified suppliers committed with the targets and values of the company keeps the same competitive in the market, reducing the costs in general and assuring quality to the final product. This monograph has as its purpose stablish a procedure for evaluation and subsequent selection of suppliers based on technical, commercial and ethical criteria for a pneumatic industry localized in the south region of country. The main tool used in the implementation of procedure was the action research, commonly used to solve collective issues, involving professionals from different areas in cooperative mode. The first step of this metodology, the diagnosis, was performed to identify the current process problems through interviews with some employees and analysis of existing documents inside integrated management system of company, while the other three steps, planning, action and evaluation allowed the definition of workflow, responsibility of each department involved, implementation of the procedure and the training of the related professionals, making it simple, clear and agile of the supplier selection process.As the result it was possible observe a greater understanding of the systematic between all involved members as well as a reduction in the new suppliers selection time.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPneumática - Indústriapt_BR
dc.subjectNormas técnicas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectPadrões de desempenhopt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectMatérias-primaspt_BR
dc.subjectPneumatics - Industrypt_BR
dc.subjectStandards, Engineeringpt_BR
dc.subjectPerformance standardspt_BR
dc.subjectLogisticspt_BR
dc.subjectRaw materialspt_BR
dc.titleElaboração de um procedimento para seleção de fornecedores de matéria prima em uma indústria pneumáticapt_BR
dc.title.alternativeElaboration of the procedure to select raw materials suppliers in an pneumatic industrypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA seleção de fornecedores é um tema estratégico para a maioria das grandes empresas, pois possuir fornecedores qualificados e comprometidos com os objetivos e valores da empresa mantém a mesma competitiva no mercado, reduzindo os custos de maneira geral e assegurando qualidade ao produto final. Esta monografia tem por finalidade estabelecer um procedimento para avaliação e posterior seleção de fornecedores, baseando-se em critérios técnicos, comerciais e éticos, para uma indústria pneumática localizada na região sul do país. A principal ferramenta utilizada na implementação do procedimento foi a pesquisa ação, comumente utilizada na resolução de problemas coletivos, envolvendo profissionais de diversas áreas de modo cooperativo. A primeira etapa desta metodologia, o diagnóstico, foi realizada para identificar os problemas do processo vigente através entrevistas com alguns funcionários e análise de documentos existentes dentro do sistema de gestão integrado da empresa, enquanto que as outras três etapas, planejamento, ação e avaliação permitiram a definição do fluxo de trabalho, da responsabilidade de cada departamento envolvido, da implementação do procedimento e do treinamento dos profissionais relacionados, tornando mais simples, claro e ágil o processo de seleção de fornecedores. Como resultado foi possível observar um maior entendimento da sistemática entre todos os envolvidos como também uma redução no tempo de seleção de novos fornecedores.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Junior, Francisco Rodrigues
dc.contributor.referee1Lima Junior, Francisco Rodrigues
dc.contributor.referee2Lemes Júnior, Antônio Barbosa
dc.contributor.referee3Duenhas, Rogério Allon
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Empresarialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão Empresarial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_MBAGE_XVII_2017_16.pdf764,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.