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dc.creatorMuniz, Fred
dc.date.accessioned2020-11-23T19:22:07Z-
dc.date.available2020-11-23T19:22:07Z-
dc.date.issued2014-06-06
dc.identifier.citationMUNIZ, Fred. Videoconferências na receita estadual do Paraná. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19502-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectVideoconferênciaspt_BR
dc.subjectReuniõespt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectVideoconferencingpt_BR
dc.subjectMeetingspt_BR
dc.titleVideoconferências na receita estadual do Paranápt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho é conhecer os recursos de tecnologia da informação e comunicação disponíveis para a realização de videoconferências e então buscar conhecer as variáveis internas no âmbito da Receita Estadual do Paraná que podem interferir positiva e negativamente para a adoção do uso de videoconferências. E para dar conta deste objetivo principal o estudo apresenta a estrutura organizacional da Receita Estadual do Paraná; descreve a infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação da Receita Estadual do Paraná; apresenta os conceitos e técnicas aplicáveis à realização de reuniões não presenciais, em especial das videoconferências; descreve os aspectos tecnológicos relacionados a realização de videoconferências e; ao final identifica os aspectos que podem influenciar positiva ou negativamente a utilização de videoconferências no âmbito da Receita Estadual do Paraná, a partir da verificação da existência ou não das condições consideradas favoráveis ou desfavoráveis na literatura estudada. A metodologia usada para a realização deste estudo foi principalmente a revisão de literatura através do material bibliográfico e documental sobre o tema proposto. Neste estudo foram apresentadas as principais características de duas soluções gratuitas para videoconferências: o Skype e o BigBlueButton. O aplicativo Skype permite a realização de videoconferências com boa qualidade de vídeo e possui todas as funcionalidades disponíveis na maioria das ferramentas de videoconferências. Porém, as videoconferências estão limitadas a 10 participantes, o que poderia, conforme demonstrou o estudo, ser insuficiente para atender as necessidades da organização. A solução de webconferência BigBlueButton, por sua vez, permite o gerenciamento centralizado do uso do serviço e suporta um número elevado de participantes, porém, a qualidade do vídeo transmitido é adequada para uma webconferência na estação de trabalho, mas, inadequada para uma sala de reuniões.pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.degree.programGestão de Tecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Nabas, Kleber Kendy Horikawa
dc.contributor.referee1Rodrigues, Marcelo
dc.contributor.referee2Nabas, Kleber Kendy Horikawa
dc.contributor.referee3Miziara, Alexandre Jorge
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
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