Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLabres, Luciano
dc.date.accessioned2020-11-23T19:20:48Z-
dc.date.available2020-11-23T19:20:48Z-
dc.date.issued2016-10-10
dc.identifier.citationLABRES, Luciano. Modelo colaborativo entre equipes internas e contratadas no desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19478-
dc.description.abstractFrom the perspective of the development of systems and solutions within the corporate world, there are always difficult decisions to be made to ensure the best use of resources, lower cost. Always existed within this analysis the fear of spending time and resources to develop something that is already available, to have improved and proven effective for a particular purpose, the common fear of "reinventing the wheel". On the other hand, it is clear that there are different types of wheels, ie, although commodities market solutions cannot offer exactly what a company needs to achieve its objectives, therefore, need adaptations of integrations to reach the real goal. It is strategically risky enter a discussion where cheap can be expensive, generating multiplied costs, acquisition, adaptation costs, integration and implementation, with the disadvantage that knowledge, formulas and decisions that the solutions offer are fruits strategies others, which are not always guided by the desired models by senior management. In times of crisis, the shortage of resources and the need to remain competitive in the market, managers are faced daily with decisions that can help or hinder the existence of a product or service in the market or even to the company's maintenance own it. This work shares through real experiences with indicators and graphs, the positives and negatives of both strategies, purchase and development of solutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectTecnologia - Serviços de informaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectComputer software - Developmentpt_BR
dc.subjectTechnology - Information servicespt_BR
dc.subjectBusiness planningpt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.titleModelo colaborativo entre equipes internas e contratadas no desenvolvimento de soluções de tecnologia da informaçãopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoSob a ótica do desenvolvimento de sistemas e soluções dentro do mundo corporativo, sempre existem difíceis decisões a serem tomadas para garantir o melhor aproveitamento de recursos, menor custo. Sempre existiu dentro desta análise o receio de se gastar tempo e recursos para desenvolver algo que já disponível, até já aprimorado e comprovadamente eficaz para determinado objetivo, o comum receio da “reinvenção da roda”. Por outro lado, é de notório que existem diferentes tipos de rodas, ou seja, apesar de commodities, soluções de mercado podem não oferecer exatamente o que uma companhia precisa para atingir seus objetivos, portanto, precisam de adaptações das integrações para chegar ao objetivo real. É estrategicamente arriscado entrar em uma ceara onde o barato pode sair caro, gerando custos multiplicados, com aquisições, custos de adaptações, integrações e implantação, com a desvantagem que o conhecimento, as fórmulas e as decisões que a soluções oferecem, são frutos de estratégias alheias, quais nem sempre são guiadas pelos modelos desejados pela alta administração. Em tempos de crise, da escassez de recursos e da necessidade de se manter competitivo no mercado, gestores se deparam diariamente com decisões que podem ajudar ou atrapalhar a existência de um produto ou serviço no mercado ou até mesmo até a própria manutenção da companhia nele. Este trabalho compartilha através de experiências reais, com indicadores e gráficos, os pontos positivos e os negativos de ambas estratégias, comprar e fazer no desenvolvimento de soluções.pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.degree.programGestão de Tecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Candido, Roberto
dc.contributor.referee1Candido, Roberto
dc.contributor.referee2Miziara, Alexandre Jorge
dc.contributor.referee3Miziara, Alexandre Jorge
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GETIC_V_2015_15.pdf2,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.