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dc.creatorRodrigues, Willian Emanoel
dc.date.accessioned2020-11-23T19:19:33Z-
dc.date.available2020-11-23T19:19:33Z-
dc.date.issued2019-04-03
dc.identifier.citationRODRIGUES, Willian Emanoel. Os benefícios dos portais corporativos como repositórios para o registro e compartilhamento do conhecimento organizacional: estudo de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19450-
dc.description.abstractThe discipline of knowledge management has proved to be fundamental in a globalized and competitive environment in which organizations are inserted. Therefore, the use of technological tools as facilitators to reach the objectives proposed to the discipline in line with the organizational strategies have been shown to be an important factor for adding value to the productive processes and sharing the knowledge resulting from such processes. The present work aims to present and exploit the benefits of corporate portals as repositories for the registration and sharing of organizational knowledge, bringing the necessary theoretical basis for understanding the theme. In addition, a case study of the implementation of a corporate portal is presented as a concrete case of the application of the concepts presented. The theoretical framework was built through the bibliometric and systemic research of the theme. The study of a single typing case used a exploratory descriptive research of a qualitative nature and the data were obtained through the application of questionnaires and participant observation of the construction and implantation of the corporate portal. It is concluded that there are two issues to be solved for the successful implementation of the corporate portal in the case studied, such as: development and application of an incentive policy to share knowledge and definition and application of formal and continuous process for the sharing of knowledge. Thus, this monograph identifies the relevant factors for the success of the use of the corporate portal as a form of knowledge sharing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectRepositórios institucionaispt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectCommunication in organizationspt_BR
dc.subjectInstitutional repositoriespt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.titleOs benefícios dos portais corporativos como repositórios para o registro e compartilhamento do conhecimento organizacional: estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeThe benefits of corporate portals as repositories for the registration and sharing of organizational knowledge: case studypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA disciplina da gestão do conhecimento tem se mostrado fundamental num ambiente globalizado e competitivo em que as organizações estão inseridas. Por isso, o uso das ferramentas tecnológicas como facilitadoras ao alcance dos objetivos propostos à disciplina em consonância com as estratégias organizacionais têm se mostrado fator importante para agregação de valor aos processos produtivos e ao compartilhamento do conhecimento resultante de tais processos. O presente trabalho destina-se a apresentação e exploração dos benefícios dos portais corporativos como repositórios para o registro e compartilhamento do conhecimento organizacional, trazendo o embasamento teórico necessário para compreensão do tema. Além disso, é apresentado um estudo de caso de implantação de um portal corporativo como caso concreto da aplicação dos conceitos apresentados. O referencial teórico foi construído por meio da pesquisa bibliométrica e sistêmica do tema. O estudo de caso único utilizou a pesquisa descritiva exploratória de natureza qualitativa e os dados foram obtidos por meio de na aplicação de questionários e observação participante da construção e implantação do portal corporativo. Conclui-se que há duas questões a serem resolvidas para o sucesso da implantação do portal corporativo no caso estudado, tais quais: desenvolvimento e aplicação de uma política de incentivos ao compartilhamento do conhecimento e definição e aplicação de processo formal e contínuo para o compartilhamento de conhecimento. Desta forma, esta monografia identifica fatores relevantes para o sucesso da utilização do portal corporativo como forma de compartilhamento do conhecimento.pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.degree.programGestão de Tecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Crocetti, Simone
dc.contributor.referee1Miziara, Alexandre Jorge
dc.contributor.referee2Crocetti, Simone
dc.contributor.referee3Miziara, Alexandre Jorge
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
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