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dc.creatorStein, Gustavo Raphael
dc.date.accessioned2020-11-23T19:19:10Z-
dc.date.available2020-11-23T19:19:10Z-
dc.date.issued2019-05-10
dc.identifier.citationSTEIN, Gustavo Raphael. Business intelligence & E-Commerce: um estudo na área de chás e produtos naturais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19440-
dc.description.abstractThe objective of this research is to extract data from a ERP system to analyze in a Business Intelligence software making knowledge and insights for the managers of a recently acquired store. A literature revision was created about the Business Intelligence and the theory that supports this kind of software. The methodological procedure applied to this case study, of one tea and natural products e-commerce, was qualitative. Accounting the recently growing seen in the market, been the on-line sales or the natural products niche. Data from the business’s ERP was collected, processed locally and imported in the PowerBI. The data analysis evidenced that the majority of the clients are situated in the large urban centers and that, the company's own base city has few clients taking into consideration that they would pay the lowest freight rate. In addition, it was possible to observe that certain products have a seasonal sales characteristic, which may be related to the seasons of the year or even festive dates. The final considerations are that Business Intelligence software provides the facility of crossing data and plotting it on graphs, which visually highlight certain characteristics and patterns. Managers can then use this information confidentially for decision-making. The limitation of the study is the use of only one database to feed information in BI, this type of software really shows its power when it crosses data that was previously isolated in different applications used by a company, creating the called silos of information.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectProdutos naturaispt_BR
dc.subjectTecnologia - Serviços de informaçãopt_BR
dc.subjectElectronic commercept_BR
dc.subjectBusiness intelligencept_BR
dc.subjectNatural productspt_BR
dc.subjectTechnology - Information servicespt_BR
dc.titleBusiness intelligence & E-Commerce: um estudo na área de chás e produtos naturaispt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é extrair dados de um sistema ERP a fim de analisa-los em um programa de Businness Intelligence gerando conhecimento e insights aos gerentes de uma loja que foi recentemente adquirida. Para isso foi construído uma revisão da literatura sobre o Businness Intelligence e a teoria que suporta a criação e o funcionamento desta classe de software. O procedimento metodológico aplicado a este estudo de caso, de um e-commerce de chás e produtos naturais, foi o qualitativo. Tendo em vista o crescimento recente que se observou no mercado, tanto das empresas que vendem on-line com das empresas que trabalham com produtos naturais. Foram coletados dados do sistema ERP da empresa, tratados localmente e importados no PowerBI. Na análise dos dados evidenciou-se que a maioria dos clientes estão situados nos grandes centros e que, a própria cidade base da empresa possui poucos clientes, levando em consideração que eles pagariam a menor taxa de frete. Além disso, foi possível observar que determinados produtos apresentam uma característica de venda sazonal, que pode estar relacionado às estações do ano ou mesmo às datas festivas. As considerações finais são que os softwares de Businnes Intelligence fornecem a facilidade de cruzar dados e os plotar em gráficos, que evidenciam de forma visual determinadas característica ou padrões. Estas informações podem ser posteriormente utilizadas com confidência para tomada de decisão pelos gerentes. A limitação do estudo se dá pela utilização de apenas uma base de dados para alimentar as informações no BI, sendo que este tipo de software realmente mostra o seu poder quando cruza dados que anteriormente eram armazenados isoladamente nas diferentes aplicações utilizadas por uma empresa, criando os chamados silos de informação.pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.degree.programGestão de Tecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro Junior, Luiz
dc.contributor.referee1Miziara, Alexandre Jorge
dc.contributor.referee2Pinheiro Junior, Luiz
dc.contributor.referee3Miziara , Alexandre Jorge
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

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