Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssis, Érlei Geraldo de
dc.date.accessioned2020-11-23T19:17:56Z-
dc.date.available2020-11-23T19:17:56Z-
dc.date.issued2013-08-28
dc.identifier.citationASSIS, Érlei Geraldo de. Tecnologia da informação como ferramenta de apoio a gestão do conhecimento. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19395-
dc.description.abstractThis paper discusses the interaction between Information Technology and Communication and Knowledge Management, and strategic management tools and organizational performance, which through the transfer and sharing of information and the processes of communication used for knowledge to be disseminated, assimilated and used in the organization, generating competitive advantage. Through Knowledge Management can encourage people in organizations, and with that people generate information in order to take advantage of them. Though apparently Knowledge Management to be common in organizations, incorporation and transformation is not very clear for organizations. Knowledge management exercises a key factor in achieving organizational performance, however, there are few studies proving how Information and Communication Technology can help to make this factor is achieved. There is an interpretation that now uses tools of Information and Communication Technology with a competitive factor, imagining that they are using the same for Knowledge Management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicação na tecnologiapt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectCommunication of technical informationpt_BR
dc.titleTecnologia da informação como ferramenta de apoio a gestão do conhecimentopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discute a interação entre Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento, sendo instrumentos de gestão estratégica e desempenho organizacional, que através da transferência e compartilhamento das informações, como os processos de comunicação utilizados para que o conhecimento seja difundido, assimilado e utilizado na organização, gerem a vantagem competitiva. Através da Gestão do Conhecimento é possível estimular as pessoas nas organizações, e com isso as pessoas geram informações para poderem usufruir delas. Apesar de aparentemente a Gestão do Conhecimento ser comum nas organizações, a incorporação e transformação não é muito clara para as organizações. A Gestão do Conhecimento exerce um fator fundamental para alcançar o desempenho organizacional, no entanto, existem poucos estudos comprovando como a Tecnologia da Informação e Comunicação pode auxiliar para que esse fator seja alcançado. Existe uma interpretação onde empresas utilizam ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação com fator de competitividade, imaginando que estão utilizando a mesma para Gestão do Conhecimento.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Candido, Roberto
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Eletrônicapt_BR
dc.subject.cnpqGestão de Tecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GETIC_I_2013_03.pdf594,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.