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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssis, Danielle Paes de
dc.date.accessioned2020-11-23T18:59:51Z-
dc.date.available2020-11-23T18:59:51Z-
dc.date.issued2013-10-01
dc.identifier.citationASSIS, Danielle Paes de. Gestão do conhecimento nas práticas organizacionais numa administradora de condomínios em Curitiba - PR. 2013. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19345-
dc.description.abstractThis research had as purpose to find alternatives that unite knowledge management to practices of condominium administration, considering that the real estate development brought several significant consequences, among them strengthening the management of condominiums. With the growth of this segment and the great offer of services, the customer has become more demanding and aware of their rights, therefore specialize and have ways to follow the trends, it has become imperative. Aiming to achieve excellence in their businesses, organizations aim to achieve accuracy and qualities, which drive them to seek alternatives that improve and formalize their activities, that is, manage knowledge. Knowledge management on the other hand, involves the whole way to generate knowledge in individual and organizational, storing the information, that is, formalizing them in a way that facilitates the performance of processes. In order to reach this goal primarily held a brief reflection of authors who address human knowledge and management of condominiums, to subsequently develop the case study in managing condominium, located in the city of Curitiba. In this analysis of the internal environment techniques were applied to participant observation and questionnaire, thus they have created benchmarks to prove these results in mind the objectives proposed. Thus it was possible to identify deficiencies in the organization, such as: lack of rigor in relation to tax laws, absence of accident prevention programs and training staff overload, lack of technical support, as well as failures of communication between managers and staff, the to finally suggest improvements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectCondomíniospt_BR
dc.subjectBenchmarking (Administração)pt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectCondominiumpt_BR
dc.subjectBenchmarking (Management)pt_BR
dc.titleGestão do conhecimento nas práticas organizacionais numa administradora de condomínios em Curitiba - PRpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como finalidade buscar alternativas que atrelem a gestão do conhecimento às práticas de administração condominial, considerando que o desenvolvimento do setor imobiliário trouxe várias conseqüências significativas, dentre elas o fortalecimento da administração de condomínios. Com o crescimento deste segmento e grande oferta de serviços, o consumidor está mais exigente e consciente de seus direitos, desta forma especializar-se e possuir ferramentas para acompanhar às tendências tornou-se imprescindível. Almejando alcançar excelência em seus negócios, as organizações visam obter precisão e qualidade, o que as impulsiona a buscarem alternativas que aperfeiçoem e formalizem suas atividades, ou seja, gerenciar conhecimento. A gestão do conhecimento por sua vez, envolve toda a forma de gerar o conhecimento na forma individual e organizacional, armazenando as informações, isto é, formalizando-as de maneira que facilite o desempenho dos processos. Com o intuito do alcance deste objetivo primeiramente realizou-se uma breve reflexão dos autores que abordam o conhecimento humano e a administração de condomínios, para posteriormente desenvolver o estudo de caso numa administradora de condomínios, localizada na cidade de Curitiba. Nesta análise do ambiente interno foram aplicadas as técnicas de observação participante e questionário, desta forma criaram-se parâmetros de comparação para comprovação dos resultados em atenção aos objetivos propostos. Assim foi possível identificar deficiências da organização, tais como: falta de rigor em relação às leis tributárias, ausência de programas de prevenção de acidentes e treinamento, sobrecarga de funcionários, carência de suporte técnico, bem como falhas de comunicação entre gestores e quadro funcional, para finalmente sugerir melhorias.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Guerra, Jorge Carlos Corrêa
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Gestão e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqGestão de Negóciospt_BR
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