Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19183
Título: Roteiro de planejamento para execuação de obras de construção civil de pequeno porte
Autor(es): Novaki, Livingstone Triaquim
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Planejamento
Construção civil
Administração de projetos
Edifícios - Reformas
Planning
Building
Project management
Buildings - Repair and reconstruction
Data do documento: 5-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NOVAKI, Livingstone Triaquim. Roteiro de planejamento para execuação de obras de construção civil de pequeno porte. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O resultado do planejamento em projetos deriva da aplicação de práticas, princípios, processos, ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos aplicados ao esforço do trabalho e utilização de habilidades-chave e conhecimentos aplicados para atender os resultados esperados. Visando atender estes requisitos de planejamento, o presente trabalho tem como objetivo estabelecer passos e diretrizes para uma metodologia a ser seguida sobre o planejamento de execução de uma obra de pequeno porte de construção civil, tendo como modelo o estudo de caso em uma obra de reforma geral na cidade de Curitiba, Estado do Paraná. O estudo tem como foco a elaboração de um roteiro de planejamento para a execução de uma obra de pequeno porte, levando em conta que toda pequena obra de construção civil disponha de passos e diretrizes de planejamento a serem seguidos, para alcançar os resultados esperados. A fim de obterem-se técnicas e ferramentas necessárias para a elaboração deste roteiro, levando-se em consideração duas situações, sendo a primeira como é realizado o planejamento de execução de uma obra de acordo com a literatura e referencial teórico, e a segunda levando em consideração o processo real de planejamento de execução elaborado por uma gerenciadora, e adaptá-lo para este estudo, a fim de se obter os passos e diretrizes para a elaboração de um roteiro de planejamento de execução de uma obra de pequeno porte de construção civil.. Ao final será estabelecido o roteiro contendo o passo a passo para o planejamento de execução da obra em estudo, com aspectos de estimativas das atividades macro e micro da obra, orçamentos, cronogramas, acompanhamentos de custo, monitoramento e controle da obra, entre outros, visando a relevância de sua utilização para demais obras de pequeno porte da construção civil.
Abstract: The result of project planning derives from the application of project management practices, principles, processes, tools and techniques applied to the work effort and the use of key skills and applied knowledge to meet the expected results. Aiming to meet these planning requirements, this paper aims to establish steps and guidelines for a methodology to be followed in planning the execution of a small civil construction work, taking as a model the case study in a renovation work. general in the city of Curitiba, state of Paraná. The study focuses on the development of a planning roadmap for the execution of a small project, taking into account that every small construction project has planning steps and guidelines to follow to achieve the expected results. In order to obtain the necessary techniques and tools for the elaboration of this script, taking into consideration two situations, the first being how the execution planning of a work is performed according to the literature and theoretical framework, and the second taking consider the actual execution planning process prepared by a manager, and adapt it for this study, in order to obtain the steps and guidelines for the preparation of an execution planning roadmap for a small construction project. At the end, a roadmap will be established containing the step-by-step planning for the execution of the work under study, with aspects of estimates of the macro and micro activities of the work, budgets, schedules, cost monitoring, monitoring and control of the work, among others, aiming at the relevance of its use to other small construction works.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19183
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XXV_2019_13.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.