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dc.creatorMaia, Rosa Maria
dc.date.accessioned2020-11-23T13:44:13Z-
dc.date.available2020-11-23T13:44:13Z-
dc.date.issued2016-03-19
dc.identifier.citationMAIA, Rosa Maria. A interdisciplinaridade no ensino de literatura e o conhecimento prévio do aluno. 2016. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18950-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectContexto (Linguística)pt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectContext (Linguistics)pt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade no ensino de literatura e o conhecimento prévio do alunopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pontua algumas reflexões do trabalho interdisciplinar no ensino de leitura, alicerçado numa concepção sociointeracionista com o objetivo de ativar o conhecimento prévio do aluno para possibilitar o desenvolvimento de procedimentos que propiciem a formação de um aluno leitor, crítico e formador de opinião. Essa leitura deve se basear na leitura de gêneros textuais de diferentes agrupamentos tipológicos, em que a sustentação e negociação de tomadas de posição são necessárias para promover o questionamento e discussão de problemas sociais, de valores e ideologia veiculados pelo contexto social. Pois, a maioria dos alunos não apreciam a leitura nos componentes curriculares como articuladora do saber, e sim, como uma decodificação de signos, sem atribuir sentido ou significação, devido à falta de concentração que é propiciada pelo imediatismo das tecnologias digitais. Como é função da escola apresentar a diversidade de gêneros textuais, para o aluno, faz-se necessário, desenvolver um trabalho interdisciplinar, estimular o leitor a identificar o gênero de texto que irá ler, assim envolvendo todas as disciplinas do currículo escolar, para que a leitura seja compreendida como um fator determinante no desenvolvimento das competências e habilidades do aluno.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Muniz, Maria Ieda Almeida
dc.contributor.referee1Muniz, Maria Ieda Almeida
dc.contributor.referee2Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.contributor.referee3Cantarin, Márcio Matiassi
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
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