Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18934
Título: | Suplementação de vocábulos e sua importância para análise textual e evolução da compreensão leitora |
Autor(es): | Bezerra, Lucélia Lino de Alencar |
Orientador(es): | Mesquita, Fábio Luis Fernandes |
Palavras-chave: | Vocabulário Leitor Escrita - Estudo e ensino Narrativa (Retórica) Memórias Vocabulary Reader Writing - Study and teaching Narration (Rhetoric) Memory |
Data do documento: | 11-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BEZERRA, Lucélia Lino de Alencar. Suplementação de vocábulos e sua importância para análise textual e evolução da compreensão leitora. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | O propósito deste trabalho é oferecer elementos conceituais e metodológicos para que professores do Ensino Fundamental possam enriquecer o repertório vocabular de seus educandos, tendo em vista que estes estão chegando no Ensino Médio com níveis insuficientes nas competências leitora e escritora previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais esperadas para esta modalidade de ensino. Segundo Antunes (2012, p.14) “a ampliação do repertório lexical é que demanda experiências bem mais diversificadas e distantes dos espaços informais do cotidiano coloquial”. E pensando nisso, proponho a realização de atividades de construção de dicionário personalizado, num trabalho de estudo da semântica a partir de textos significativos, aproveitando os estudos sobre gêneros textuais em especial, o gênero narrativo, pois apresentam narrador, enredo, personagens, espaço e tempos, conflito, clímax, resolução do conflito e conclusão dos fatos, o que facilita a exploração e suplementação do repertório vocabular que é o objetivo deste trabalho. |
Abstract: | The purpose of this work is to offer conceptual and methodological elements so that Elementary School teachers can enrich the vocabulary repertoire of their students, since they are arriving in High School with insufficient levels reading and writing skills foreseen in the National Curricular Parameters expected for this education modality. According to Antunes (2012, p.14) "the expansion of the lexical repertoire is that it demands much more diversified experiences and far from the informal spaces of everyday colloquialism". And thinking about this, I propose to carry out custom dictionary construction activities, in a study of semantics from significant texts, taking advantage of studies on textual genres in particular, the narrative genre. They present narrator, plot, characters, space and time, conflict, climax, resolution of the conflict and conclusion of the facts, which facilitates the exploration and supplementation of the vocabulary repertoire that is the objective of this work. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18934 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPLO_2_2018_09.PDF | 701,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.