Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18931
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Felipe Souza | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:43:15Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:43:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-11 | |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Felipe Souza. A leitura comparada: um método de recepção para formação de leitores. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18931 | - |
dc.description.abstract | The present research brings an approach on the formation of the literary reader in the school environment. To do so, it presents a discussion about language, reading, and literature as a social function, as well as the role of the school and the teacher's responsibility in the process of literary formation. It also exposes the concept of aesthetics of reception and how it sees the reader. It elucidates the steps that comprise the horizon of expectations of the reader. In addition, it makes an explanation about the concept of intermidiality, relating it to the receptional method. After that, it indicates a didactic sequence, based on the steps of the receptive method, discussing later the results obtained through it. In order to carry out the work, we chose as methodology the bibliographical research with qualitative approach, of an applied nature, aiming an exploratory research. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitores - Reação crítica | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Intermidialidade | pt_BR |
dc.subject | Estética na literatura | pt_BR |
dc.subject | Reader-response criticism | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Intermediality | pt_BR |
dc.subject | Aesthetics in literature | pt_BR |
dc.title | A leitura comparada: um método de recepção para formação de leitores | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparative reading: a reception method for reader formation | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa traz uma abordagem sobre a formação do leitor literário no ambiente escolar. Para tanto, apresenta uma discussão sobre linguagem, leitura, e literatura como função social, bem como o papel da escola e a responsabilidade do professor no processo de formação literária. Expõe também o conceito de estética da recepção e como esta enxerga o leitor. Elucida as etapas que compreendem o horizonte de expectativas do leitor. Além disso, faz explanação a respeito do conceito de intermidialidade, relacionando-o ao método recepcional. Após isso, indica uma sequência didática, baseada nas etapas do método recepcional, discutindo posteriormente os resultados obtidos por meio dela. Para realizar o trabalho, escolheu-se como metodologia a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, tendo como objetivo uma pesquisa exploratória. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Rogério Caetano de | |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Rogério Caetano de | |
dc.contributor.referee2 | Franz, Marcelo | |
dc.contributor.referee3 | Bertucci, Roberlei Alves | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPLO_2_2018_06.pdf | 616,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.