Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTafarelo, Andréa
dc.date.accessioned2020-11-23T13:43:01Z-
dc.date.available2020-11-23T13:43:01Z-
dc.date.issued2018-08-11
dc.identifier.citationTAFARELO, Andréa. Práticas leitoras na EJA: uma proposta de intervenção didática por meio de crônicas. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18926-
dc.description.abstractThis paper aims to present a teaching proposal that contemplates the chronic discursive genre, whose objective is to develop the practices of school readings for students of Youth and Adult Education (EJA), who are in the final stage of Secondary School in a city of São Paulo. The teaching proposal was developed considering the official Brazilian documents, PCNs (1988), BNCC (2017) and Curriculum of the City of São Paulo (2017), for the Portuguese language curricular component, contemplating the reading axis, as well as the discursive genre chronic, this being the support for the development of the proposal based on the receptive method developed by Aguiar and Bordini (1988), which meets the needs of developing the criticality of the reader and thus reach critical literacy, and awaken students' interest in readings for enjoyment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectInteresses na leiturapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.subjectReading interestspt_BR
dc.titlePráticas leitoras na EJA: uma proposta de intervenção didática por meio de crônicaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata de apresentar uma proposta de ensino contemplando o gênero discursivo crônica, que tem como objetivo desenvolver as práticas de leituras escolares para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estão na etapa final do Ensino Fundamental II em uma escola municipal de ensino da cidade de São Paulo. A proposta de ensino foi desenvolvida considerando os documentos oficiais brasileiros, PCNs (1988), BNCC (2017) e Currículo da Cidade de São Paulo (2017), para o componente curricular de língua portuguesa, contemplando o eixo leitura, assim como o gênero discursivo crônica, sendo este o suporte para o desenvolvimento da proposta baseada no método recepcional desenvolvido por Aguiar e Bordini (1988), que atende às necessidades de desenvolver a criticidade do leitor e assim alcançar o letramento crítico, além de despertar o interesse dos alunos em leituras por fruição.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski
dc.contributor.referee1Gomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski
dc.contributor.referee2Bertucci, Roberlei Alves
dc.contributor.referee3Mansano Neto, João
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLO_2_2018_02.pdf448,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.