Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Maria Apareceida Moreira
dc.date.accessioned2020-11-23T13:42:50Z-
dc.date.available2020-11-23T13:42:50Z-
dc.date.issued2018-08-25
dc.identifier.citationMARTINS, Maria Aparecida Moreira. A andragogia e suas exigências no processo de ensino e aprendizagem da leitura. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18922-
dc.description.abstractThis work presents a bibliographical research with a theoretical-conceptual and historical approach on andragogy, education and teaching to reading. It was motivated by the teaching of higher education with observations of the difficulties of reading, interpretation and comprehension of the texts studied. Faced with the questioning of how to overcome these difficulties of the student, we sought to study the profile of this group that is composed of young people and adults. Andragogy and Pedagogy complement each other in universityeducation work. To overcome difficulties in reading and interpreting young and adult students at university, theories about strategies of cognition and metacognition are extremely valid and useful. Identifying strategies for overcoming difficulties in reading and interpreting texts presented by students at university was one of the objectives of the study. We sought to know what motivates the adult to study and what metacognitive strategies can be used to encourage reading. As a theoretical basis, we sought the writings of Paulo Freire and other authors of books and articles, which are explained in the references.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.titleA andragogia e suas exigências no processo de ensino e aprendizagem da leiturapt_BR
dc.title.alternativeAndragogy and its requirements in the teaching and learning process of readingpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem teórico-conceitual e histórica sobre andragogia, educação e o ensino à leitura. Foi motivado pelo exercício da docência em ensino superior com observações das dificuldades da leitura, interpretação e compreensão dos textos estudados. Diante do questionamento de como superar estas dificuldades do aluno, buscou-se estudar o perfil deste grupo que se compõe de jovens e adultos. A Andragogia e a Pedagogia se complementam no trabalho de educação universitária. Para superação de dificuldades na leitura e interpretação dos discentes jovens e adultos na universidade, as teorias sobre estratégias de cognição e metacognição são de extrema validade e utilidade. Identificar estratégias para a superação de dificuldades de leitura e interpretação de textos apresentadas pelos alunos ingressos na universidade foi um dos objetivos do estudo. Buscou-se conhecer o que mais motiva o adulto para o estudo e quais estratégias metacognitivas podem ser utilizadas no incentivo à leitura. Como base teórica, buscou-se os escritos de Paulo Freire e de outros autores de livros e artigos, os quais estão explicitados nas referências.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee2Lima, Marcelo Fernando de
dc.contributor.referee3Mansano Neto, João
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLJ_2_2018_14.pdf376,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.