Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorande, Patrícia Fernanda
dc.date.accessioned2020-11-23T13:41:57Z-
dc.date.available2020-11-23T13:41:57Z-
dc.date.issued2015-11-28
dc.identifier.citationMORANDE, Patrícia Fernanda. A utilização das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) como aliadas no processo de ensino e aprendizagem. 2015. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18900-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeachers - Formationpt_BR
dc.titleA utilização das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) como aliadas no processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa refletir sobre o atual cenário tecnológico que se faz presente nas diversas esferas da nossa sociedade e, como não podia deixar de ser, também nas escolas. Com a invasão das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e o acesso fácil a elas, faz-se necessário uma discussão acerca do papel do professor e dos desafios presentes no cotidiano escolar, objetivando sua utilização de forma criativa e inovadora, buscando alternativas e possibilidades para que elas se tornem ferramentas pedagógicas facilitadoras do ensino e da aprendizagem. Nesse contexto de mudanças que se operam no contexto educacional devido à introdução das novas tecnologias, surge a necessidade de se repensar a práxis pedagógica, para que os docentes tenham as habilidades e competências necessárias para lidar com os novos recursos tecnológicos disponíveis e consigam compreender porque e como transformá-los em recursos de apoio ao processo educativo. Para realizar os objetivos deste estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica por meio de leitura sistemática de livros, artigos, periódicos e revistas especializadas, sobre estudos e informações relacionadas ao assunto em questão, a fim de compreender os conceitos e pressupostos apresentados pelos autores, relevantes ao tema abordado. Ainda, foi realizada uma pesquisa de campo por meio da coleta de dados nas escolas públicas estaduais da região de Jaú, sobre as condições técnicas encontradas nos equipamentos multimídia, o emprego de recursos baseados nas NTIC pelos professores, além de como e com que frequência ela ocorre, utilizando-se, para tanto, de formulário eletrônico com questionário padronizado, que tiveram os resultados posteriormente analisados e interpretados. Tal pesquisa apontou que os professores concordam integralmente sobre a importância das novas tecnologias como apoio à aprendizagem, porém, muitos nunca participaram de cursos de formação sobre esse tema e mesmo tendo participado, alguns disseram não ter aplicado em suas aulas as metodologias que aprenderam em tais cursos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Ana Paula Pinheiro
dc.contributor.referee1Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.contributor.referee2Cantarin, Márcio Matiassi
dc.contributor.referee3Souza, Maurini de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IJ_2016_07.pdf901,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.