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dc.creatorBilha, Vitor Meira-
dc.date.accessioned2016-12-09T18:03:52Z-
dc.date.available2021-02-01-
dc.date.available2016-12-09T18:03:52Z-
dc.date.issued2015-12-14-
dc.identifier.citationBILHA, Vitor Meira. Análise do processo de retificação interna aplicado à fabricação de bicos injetores diesel. 2015. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1889-
dc.description.abstractIndustries of manufactured products have increased their efficiency optimizing the natural resources usage and Diesel commercial vehicles are included in this scenario. For Diesel engines, one of the most important components of the injection system is the nozzle injector. In Brazil, EURO5 legislation was recently introduced, bringing new emission limits for Diesel engines. Because of this, the nozzle injector design has changed and some manufacturing tolerances were reduced, in special the body seat geometry. This also changed the nozzle opening pressure. In this new process, the body seat grinded conical surface impacts on this functional parameter and consequently the Diesel engine performance. This study has as target to analyze a recurrent defect in the internal conic grinding process of the nozzle body seat. A trial was performed in this process according to Taguchi method and signal / noise ratio for 2D topographic parameters were defined. The body seat surface was also analyzed using 3D topographic analysis. The results of this study include the possible cause of the recurrent failure, characterization of the ground surface, process main elements integrity assessment and optimization of the grinding process parameters.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectAutomóveis - Motores - Sistema de injeção eletrônica de combustívelpt_BR
dc.subjectMotor dieselpt_BR
dc.subjectRetificação e polimentopt_BR
dc.subjectSuperfícies (Tecnologia)pt_BR
dc.subjectSistemas de indicação visual tridimensionalpt_BR
dc.subjectMétodos de simulaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectAutomobiles - Motors - Electronic fuel injection systemspt_BR
dc.subjectDiesel motorpt_BR
dc.subjectGrinding and polishingpt_BR
dc.subjectSurfaces (Technology)pt_BR
dc.subjectThree-dimensional display systemspt_BR
dc.subjectSimulation methodspt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.titleAnálise do processo de retificação interna aplicado à fabricação de bicos injetores dieselpt_BR
dc.title.alternativeInternal surface grinding process analysis in diesel nozzlespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA utilização mais eficiente dos recursos naturais tem levado a indústria a aumentar a eficiência dos produtos manufaturados. Veículos de transporte Diesel estão incluídos neste cenário. Nos motores Diesel, um componente importante do sistema de injeção é o bico injetor. Uma legislação recente no Brasil introduziu limites de emissões EURO5. Estes novos parâmetros tiveram impacto no projeto do bico injetor com tolerâncias sendo reduzidas, em especial na área da sede do corpo do bico injetor, alterando o parâmetro funcional de pressão de abertura do produto. Neste cenário, o impacto desta superfície cônica retificada sobre a pressão de abertura é grande, bem como, sobre o desempenho do motor Diesel. Este estudo tem como objetivo analisar o defeito de topografia superficial típico e recorrente no processo de retificação interna cônica da sede do corpo dos bicos injetores. Um experimento planejado foi realizado de acordo com método Taguchi e determinou-se a relação sinal-ruído para dois parâmetros de topografia 2D. A superfície da sede também foi analisada utilizando análise topográfica 3D. Os resultados deste estudo incluem a indicação de possíveis causas do defeito recorrente, caracterização dos principais elementos do processo de retificação, caracterização da superfície retificada e otimização dos parâmetros do processo de retificação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8313703409996352pt_BR
dc.contributor.advisor1Beltrão, Paulo André de Camargo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0030041965419286pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pintaúde, Giuseppe-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1793127692371314pt_BR
dc.contributor.referee1Beltrão, Paulo André de Camargo-
dc.contributor.referee2Bianchi, Eduardo Carlos-
dc.contributor.referee3Volpato, Neri-
dc.contributor.referee4Mikos, Walter Luís-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO::PROCESSOS DE FABRICACAO, SELECAO ECONOMICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais

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