Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18894
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Scacheti, Cassiana | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:41:44Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:41:44Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-05 | |
dc.identifier.citation | SCACHETI, Cassiana. Construção da leitura e formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental. 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18894 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Construção da leitura e formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O sistema de avaliação do estado de São Paulo (SARESP), o nacional (SAEB), e o sistema internacional (PISA) têm revelado, em sucessivos exames, um desempenho não satisfatório dos alunos brasileiros em todos os níveis, para ler diferentes tipos de textos. Como pode-se observar, apesar dos esforços, a escola não vem cumprindo seu papel de formar leitores competentes, nem tem despertado e cultivado o hábito regular de leitura entre os alunos. Dada a amplitude do problema, esta pesquisa enfoca principalmente o ensino de leitura nos anos finais do Ensino Fundamental e possui o objetivo de investigar a prática docente bem sucedida, de uma escola da rede pública do estado de São Paulo que apresenta índices elevados em avaliações externas,e dessa forma, apontar as razões do seu sucesso e, consequentemente, analisar as metodologias que despertaram, de maneira eficaz, o interesse do jovem pela leitura e, portanto, contribuíram para a formação de leitores competentes. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Polese, Edna da Silva | |
dc.contributor.referee1 | Polese, Edna da Silva | |
dc.contributor.referee2 | Lima, Marcelo Fernando de | |
dc.contributor.referee3 | Cantarin, Márcio Matiassi | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IJ_2016_02.pdf | 444,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.